Fapergs seleciona propostas inovadoras na área de mudanças climáticas
Publicação:
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) lançou o edital 007 com o objetivo de selecionar propostas referentes ao tema Mudanças Climáticas e Eventos Extremos. A iniciativa busca sugestões para oferecer apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do Estado na área de mudanças climáticas.
A instituição disponibilizará seu apoio aos pesquisadores de Instituições Públicas e Privadas do Estado que se dedicam a estudos neste campo e visam a qualificação e formação de novos recursos humanos. O coordenador estadual de Defesa Civil, tenente coronel Marco Antônio Oliveira Quevedo, a pesquisa é de extrema importância para a comunidade. A pesquisa sobre as mudanças climáticas favorecerá a adoção de melhores políticas públicas por parte da Defesa Civil, priorizando a prevenção e a preparação da sociedade gaúcha, afirmou.
Para o subchefe estadual da Defesa Civil, major Aurivan Chiocheta, o edital é mais um reforço às medidas de prevenção adotadas pelo Estado. A iniciativa da FAPERGS vem ao encontro das necessidades de nosso Estado no tocante à difusão da pesquisa científica num tema tão relevante como o clima e Defesa Civil, concluiu o oficial.
O procedimento será regido lei federal 8.666/93 e as inscrições estarão abertas até o dia 14 de julho. Maiores informações poderão ser encontradas no site www.fapergs.rs.gov.br ou pelo seguinte endereço: Rua Carlos Chagas, 55 / sala 313 - Porto Alegre. Fone: (51) 32214922 - ramal 4223.
Posição do Estado
A posição do Rio Grande do Sul no globo terrestre, em uma área entre o clima tropical e polar, é determinante no que diz respeito à ocorrência da variabilidade de eventos meteorológicos ao longo do ano. Somado a isso, encontram-se as incertezas sobre os reais impactos dessas mudanças nas áreas sociais e econômicas que tornam inviável o estabelecimento de políticas públicas para a adaptação a esses fenômenos. Registros da Defesa Civil comprovam a imensidão de prejuízos sociais e econômicos, em função dos eventos adversos, nos últimos anos. Enxurradas, vendavais, enchentes e granizo afetaram, das mais variadas formas, municípios e contribuíram para o agravamento das situações de risco no Estado.