Fase investe R$ 300 mil na contratação de cursos profissionalizantes
Publicação:
A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) investiu R$ 300 mil para a contratação de cursos de educação profissional. Direcionada aos socioeducandos (as) privados (as) de liberdade, a iniciativa faz parte das ações de profissionalização em todas as regionais da Fase. Serão ofertados 24 cursos, que capacitarão 240 jovens.
As formações garantirão certificado por empresa qualificada, possibilitando a inclusão no mercado de trabalho ou o credenciamento para o empreendedorismo. Os recursos também foram aplicados na aquisição de vagas nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para os adolescentes e jovens adultos em medida de semiliberdade,
A profissionalização, lembra o presidente da Fase, José Stédile, envolve todos os adolescentes e jovens adultos atendidos pela Fundação. “As atividades profissionalizantes levam em conta o interesse dos socioeducandos e das socioeducandas, considerando as áreas de maior afinidade. Prepará-los para o mercado de trabalho é uma das principais prioridades da gestão”, afirmou.
As unidades de internação, de internação provisória e o Centro de Convivência e Profissionalização receberão capacitações nas áreas de gastronomia e beleza, com cargas horárias que variam de 20h até 80h. Os jovens em semiliberdade orgânica serão contemplados com cursos de informática e gastronomia, sendo quatro vagas para cada unidade, totalizando 20 jovens.
Como funciona
A proposta de profissionalização a ser ofertada integra o Plano Individual de Atendimento, que é definido a partir de uma abordagem interdisciplinar, com reuniões e discussões sobre cada socioeducando.
O técnico em educação ou pedagogo identifica as potencialidades dos socioeducandos e os encaminha para os cursos ofertados por meio de convênios firmados pela Fase.
A participação do próprio adolescente/jovem adulto enquanto protagonista de sua história é um dos pontos altos da iniciativa. Cada um deles pode escolher as oficinas e os cursos dos quais irão participar, cabendo ao técnico em educação ou pedagogo a abordagem, a orientação e acompanhamento do processo.
Cursos ofertados
Os cursos começaram na segunda-feira (17/7) e serão oferecidos conforme organização das unidades. São eles:
- Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre I
Comida de boteco - 20h
Téc. Corte Masculino e Design de Barba - 40h - Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre II
Téc. Corte Masculino e Design de Barba - 40h
Excelência no Atendimento Garçom - 40h - Comunidade Socioeducativa
Comida de boteco - 20h
Téc. Corte Masculino e Design de Barba - 40h - Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino
Design de Sobrancelhas - 30h
Téc. de Manicure e Pedicure - 40h - Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique
Téc. Corte Masculino e Design de Barba - 40h - Centro de Internação Provisória Carlos Santos
Téc. Corte Masculino e Design de Barba - 40h - Centro de Convivência e Profissionalização
Confeitaria para iniciantes 80h
Téc. Corte Masculino e Design de Barba - 40h - Novo Hamburgo
Preparo de pães, cucas e pizzas - 60h - Caxias do Sul
Oficina de Hambúrguer 20h
Oficina de doces para festas e eventos - 20h - Passo Fundo
Panificação para iniciantes - 80h - Santa Maria
Oficina de Hambúrguer - 20h
Oficina de doces para festas e eventos - 20h
Excelência no Atendimento Garçom - 40h - Santo Ângelo
Téc. Corte Masculino e Design de Barba - 40h - Uruguaiana
Téc. Corte Masculino e Design de Barba - 40h - Pelotas
Comida de boteco - 20h
Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Secom