Fase regional do Sol a Sol reúne 1 mil atletas rurais em Garruchos
Publicação:

Mais de 1 mil atletas de comunidades de pelo menos 13 municípios da Região Noroeste participam de uma das maiores confraternizações do meio rural, neste domingo (30), em Garruchos. A fase regional dos Jogos Sol a Sol será marcada por diferentes modalidades esportivas, resgate cultural, escolha dos mais belos atletas e show de bandas.
O Sol a Sol, promovido anualmente pela Emater/RS-Ascar na região administrativa de Santa Rosa, é realizado desde 1982. É considerado um dos maiores eventos esportivos mundiais entre comunidades rurais. Os Jogos ocorrem normalmente em duas fases, sendo uma em nível municipal e outra, regional, onde as equipes vencedoras na fase municipal disputam com as equipes de outros municípios.
Programação
Nesta edição, as delegações serão recepcionadas às 9h na sede da Comunidade do Assentamento São Domingos, com ajuste das equipes. O pontapé inicial dos jogos está previsto para as 9h30. Entre as modalidades disputadas estão debulha de milho, plantio com máquina manual (saraquá), milho no buraco, corte de lenha, tiro de laço em vaca parada, futebol e voleibol, entre outras.
A abertura oficial, com pronunciamento de autoridades, será realizada às 11h45. Em seguida será gravado o Programa de Televisão Vida no Sul, com a presença das bandas Fandangaço e Zamba Bem. Serão oferecidos almoço e lanches no local. É sugerido levar pratos e talheres. A programação será retomada às 13h, com a escolha da Garota, Garoto, Homem e Mulher Sol a Sol. Em seguida, as modalidades esportivas terão continuidade.
Às 16h, haverá show de bandas regionais. O encerramento do evento deve ocorrer às 20h. O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Garruchos e Comunidade do Assentamento São Domingos. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (55) 8462-1304.
Texto: Deise Froelich
Edição: Redação Secom