Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

FEE homenageia Siegfried Heuser, economista que dá nome à Instituição

Publicação:

A Fundação de Economia e Estatística (FEE), em parceria com a Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan), homenageou, na tarde desta quarta-feira (21), Siegfried Emanuel Heuser (1921-1986), economista que, desde 1987, dá nome à FEE.

Na solenidade, foi inaugurado um espaço em homenagem ao economista, politico, contabilista e professor Heuser, que reúne fotos e quadro bibliográfico que ficarão expostos no hall de entrada da fundação. Segundo o secretário do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tasch, "é uma homenagem justa, de uma grande instituição de Economia, a um grande homem, especialmente alegre, capaz e extremamente importante para a Economia e para o Rio Grande do Sul".


A solenidade contou com a presença da filha de Siegfried Heuser, Carla Elizabete Heuser Vencato, e da neta do homenageado, Bruna. "É um momento de muita emoção para nossa família e só temos a agradecer que tantos ainda se lembrem do trabalho e contribuição do meu pai para o Rio Grande do Sul". Heuser foi eleito deputado estadual por quatro mandatos. Em 1959, assumiu como secretário da Fazenda do governo de Leonel Brizola e, entre suas realizações, destacam-se a criação da Caixa Econômica Estadual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Após a homenagem inicial, houve uma palestra do ex-senador Pedro Simon, intitulada 'Do mundo de Siegfried Heuser aos dias atuais'. Simon destacou a importância política e o desempenho econômico de Heuser para o Rio Grande do Sul, salientando que "Heuser foi uma pessoa muito à frente do seu tempo e a presença dele na política foi sensacional". Pedro Simon resgatou os principais momentos da vida profissional de Heuser, relembrando "seu pioneirismo, sua visão estratégica e competência para a vida pública e soluções econômicas para o crescimento do RS em épocas de crise".

O professor, economista e ex-secretário do Planejamento, Cláudio Accurso, que conviveu com o homenageado, falou que "pessoas como Heuser devem ser sempre lembradas, no mínimo como inspiração para os mais novos, por seu otimismo, inteligência, a capacidade de rápido aprendizado em cada circunstância e capacidade gerencial sempre demonstrada".


Texto: Anelise Rublescki/Ascom FEE
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul