Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

FEE lança RS em Números 2017 e apresenta novidades

Publicação:

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) lançou, nesta terça-feira (19), no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), a quinta edição do RS em Números, publicação bilíngue, anual, com os principais dados socioeconômicos do estado. Participaram autoridades, artistas, estudantes e pesquisadores.

O coordenador da publicação, pesquisador em Economia Tomás Torezani, destacou o trabalho de síntese e de análise dos dados e destacou as novidades da edição. “Esta edição foi ampliada com a inclusão das áreas da previdência, segurança, renda e pobreza, serviços, transportes e participação política”, revelou. As informações e análises permitem conhecer e planejar políticas públicas relevantes para o desenvolvimento do RS.

Além dos números, a obra traz nomes relevantes das artes plásticas gaúchas. A artista que ilustra as páginas da publicação, Maria Lídia Magliani, é um dos talentos do país. O RS em Números 2017 mostra a inquietude, o ativismo e o talento da primeira mulher negra a se formar na Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a conquistar reconhecimento além das fronteiras gaúchas.

Para o coordenador nacional de Formação Política do Movimento Negro Unificado (MNU), Emir Silva, a publicação provê dados para a formulação consistente de políticas públicas e, ainda, divulga um talento expressivo gaúcho. “É mais do que relevante ter em destaque uma artista negra tão talentosa e importante. Somos o segundo maior país negro do mundo e ainda não entendemos as relações racistas que permanecem”, alertou.

O diretor-geral do Margs, Paulo Amaral, também enfatizou o material produzido e a importância artística da obra que ilustra a publicação. “Magliani tinha uma pintura corajosa, sem concessões, muito agressiva, de pouca viabilidade comercial, mas sempre com reconhecimento como grande obra artística”, explicou.

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares do RS, Maria do Carmo Nizetti, representando o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, recebeu 1,2 mil exemplares para distribuição nas coordenadorias e bibliotecas públicas. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Clódis de Oliveira Andrades Filho, também recebeu 50 exemplares para distribuição em todas as unidades da instituição. O vice-prefeito de Bento Gonçalves, Aido José Bertuol, levou 50 exemplares para as bibliotecas da cidade.

As informações da publicação são organizadas em resumo socioeconômico regionalizado (Conselhos Regionais de Desenvolvimento e Regiões Funcionais de Planejamento), dados econômicos (contas regionais, agropecuária, indústria, serviços, agronegócio, comércio exterior, mercado de trabalho e finanças públicas) e dados sociais (população, previdência, Idese, saúde, educação, segurança, renda e pobreza, transportes e participação política).

O presidente da FEE, José Reovaldo Oltramari, destacou a qualidade do trabalho. “Estamos sempre contribuindo para que esta equipe continue produzindo conhecimento, para que a gente entenda o nosso estado e escolha os melhores caminhos”, salientou.

No próximo dia 30, será inaugurada uma rua, no bairro Campo Novo, em Porto Alegre, com o nome da artista plástica Maria Lídia Magliani, por proposição da vereadora Mônica Leal.

Texto: Sandra Bitencourt/Ascom FEE
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul