Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Feira de construção estimula desenvolvimento econômico das indústrias do RS e do Brasil

Publicação:

A 20ª Feira Internacional da Construção (Construsul) foi aberta nos pavilhões da Fenac, com a presença do vice-governador José Paulo Cairoli
A 20ª Feira Internacional da Construção (Construsul) foi aberta nos pavilhões da Fenac, com a presença do vice-governador José - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Como incentivo ao desenvolvimento de indústrias da construção civil do Rio Grande do Sul e do Brasil, Novo Hamburgo sedia a 20ª Feira Internacional da Construção (Construsul), nos pavilhões da Fenac, a partir desta quarta-feira (2). Considerada a segunda maior do segmento, a feira, que promove a geração de negócios nos setores de construção, acabamentos e infraestrutura, deve receber cerca de 45 mil visitantes até o seu encerramento neste sábado (5).

Na abertura do evento, o vice-governador José Paulo Cairoli afirmou que a feira comprova o retorno do fortalecimento do setor e que os empreendedores são uma “mola propulsora” para a geração de mais oportunidades na economia.

"Sabemos que as dificuldades continuam grandes, mas aqui encontramos empreendedores olhando para frente e acreditando no trabalho de consertar o nosso Rio Grande do Sul. Já avançamos muito, mas temos um longo caminho pela frente. Temos projetos criados para as futuras gerações e, ao final do governo, acreditamos que o RS tenha construído uma perspectiva concreta de futuro”, afirmou.


Cairoli afirmou os empreendedores são uma “mola propulsora” para a economia / Karine Viana/Palácio Piratini

Além de estimular os negócios e o crescimento, a programação da Construsul oferece a lojistas, construtores, engenheiros, órgãos de governo, fabricantes, importadores, arquitetos, técnicos e incorporadores minicursos e palestras sobre tecnologia, inovação, avaliação de impactos ambientais e sustentabilidade na construção civil, entre outros.

Conforme o diretor da Sul Eventos, Paulo Richter, a expectativa é receber 45 mil visitantes somente nesta edição, com a oferta de qualificação para os profissionais do mercado da construção. “Os expositores estão vindo com muito otimismo. Temos 200 milhões de consumidores e essas pessoas precisam residir e se deslocar de um lugar para o outro. Tudo isso é demanda para o segmento. A empresa que está na Construsul tem seu faturamento garantido”, assegurou.

A prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, falou sobre como sua carreira de arquiteta a ajudou a entender a “força da área da construção civil” e a diferença que o setor faz para a economia do município.

Também participaram do evento o deputado estadual Tarcísio Zimmermann, como representante da Assembleia Legislativa; os diretores da Construsul Luiz Sebenello, Wilson Richter e Ricardo Richter; além de presidentes e representantes de entidades ligadas à construção civil.

 

Texto: Letícia Bonato/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul