Feira 'La Movida' expõe artesanato com escamas de peixe na Casa de Cultura
Publicação:
Como dizia Lavoisier, considerado o pai da química moderna, "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Apostando nisso, artesãs da Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, em Porto Alegre, começaram a transformar escamas de peixe em biojoias e criaram a Art’Escama em 1998. São brincos, colares, pulseiras, bordados e suvenires como sachês e ímãs de geladeira. Esses e outros produtos podem ser encontrados na feira itinerante 'La Movida', que ocorre nesta terça (16) e quarta-feira (17), das 10h às 20h, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).
Segundo Marinice Sartori, de 82 anos, que é uma das primeiras artesãs da Art’Escama, os trabalhos são feitos com escamas e couro de peixes como miraguaia e corvina dourada. "A gente integra a Associação de Artesãos da Ilha da Pintada Bairro Arquipélago e participa de diferentes feiras, além de ter uma loja na Colônia de Pescadores Z5", conta, com orgulho.
Feira 'La Movida'
A 'La Movida Bazar e Artes' existe desde janeiro do ano passado e reúne de 25 a 30 expositores. De acordo com a coordenadora, Simone de Paula, são bancas de brechó, artesanato, moda autoral, quadros, discos de vinil, livros, entre outros produtos.
SERVIÇO
O quê: Feira 'La Movida Bazar e Artes'
Quando: Terça (16) e quarta-feira (17), das 10h às 20h
Onde: Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)
Texto: Darlene Silveira/Ascom CCMQ
Edição: Sílvia Lago/Secom