Fepam autoriza fábrica de péletes em Jaquirana
Publicação:
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença ambiental prévia para implantação de fábrica de péletes de madeira no município de Jaquirana, na localidade de Serra das Antas, na Serra gaúcha. Com capacidade máxima de produção de 10 mil toneladas de péletes, o novo empreendimento vai gerar 50 empregos, e sua fábrica tem funcionamento previsto para as 24 horas do dia, em três turnos de oito horas.
O processo industrial a ser implantado prevê etapas de recebimento da matéria-prima, descascamento, picagem, refinamento, secagem, peletização, embalagem, armazenagem sobre paletes produzidos na própria indústria e expedição.
A licença emitida pela Fepam estabelece que toda a área de processamento deverá ser impermeabilizada e protegida por bacias de contenção com previsão de drenagem para um sistema de coleta, a fim de evitar a contaminação do solo por possíveis vazamentos. Determina também que o empreendimento somente poderá receber a licença de operação após a emissão da portaria de outorga para captação de água subterrânea, com a vazão necessária para a operação do empreendimento. E ainda, que a empresa não poderá realizar qualquer tipo de intervenção na área até a obtenção da licença de instalação a ser emitida pela Fepam.
Texto: Catarina Gomes/Ascom Sema
Edição: Denise Camargo/Secom