Fepam dá prazo para laboratórios se adequarem a requisitos do Inmetro
Publicação:
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) publicou portaria estabelecendo prazo de dois anos para os laboratórios que realizam análises ambientais e amostragem no RS se ajustem aos requisitos técnicos exigidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Ao final deste prazo, os laboratórios somente poderão emitir laudos para uso em processos de licenciamento ambiental se tiverem o reconhecimento formal de que operam com sistema de qualidade tecnicamente competente, segundo critérios e normas internacionais, conforme prevê a ABNT NBR ISO/IEC 17025.
O objetivo da medida, assinada pela diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, é conferir maior segurança aos resultados de análises técnicas emitidos pelos laboratórios e que subsidiam procedimentos e decisões, além de fundamentarem exigências estabelecidas nos licenciamentos de atividades pelo órgão ambiental.
As exigências de certificação serão aplicadas a atividades de amostragem e análise referente à água subterrânea em poço de monitoramento, água para consumo humano, água bruta em poço tubular, água superficial, efluentes líquidos, resíduos sólidos, solo e sedimentos e emissões atmosféricas.
A portaria reduz, entretanto, para um ano o prazo, em virtude do alto potencial poluidor, para os laudos de análises das atividades de aterros industriais e centrais de recebimento de resíduos e efluentes.
Texto: Catarina Gomes/Sema-Fepam
Edição: Cristina Lac/Secom