Fepam finaliza atendimento a fábrica de produtos químicos atingida por incêndio em Nova Santa Rita

Análises das amostras de água coletada junto ao Rio dos Sinos ficarão prontas nos próximos dias

WhatsApp Image 2022 11 30 at 13 46 22
Incêndio de grandes proporções atingiu as instalações da indústria em novembro - Foto: Divulgação Dorf Ketal

As equipes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) finalizaram os trabalhos de acompanhamento das atividades de rescaldo em decorrência do incêndio de grandes proporções que atingiu uma fábrica de produtos químicos em Nova Santa Rita. Os analistas estiveram presentes no local desde o princípio da ocorrência, dia 20 de novembro, após serem acionados por meio do contato do plantão da Emergência Ambiental.

"Uma sala de crise foi criada dentro da empresa, onde as ações de trabalho, dia após dia, foram estabelecidas com o objetivo principal de preservar a vida dos moradores do entorno e o meio ambiente”, disse o presidente da Fepam, Renato Chagas, sobre o trabalho encerrado no início deste mês.

As primeiras ações foram o acionamento de empresas parceiras para obter auxílio na disponibilização rápida de recursos necessários no combate às chamas, o acionamento de equipe de pronto atendimento terceirizada, a instalação de barreiras de contenção e de mantas absorventes nos canais de escoamento próximos e o monitoramento das águas do Rio dos Sinos.

“O trabalho integrado e bem coordenado entre os demais órgãos diretamente envolvidos - Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Rodoviária Federal, empresas privadas e do próprio empreendimento - foram fundamentais e decisivos para o não agravamento do quadro”, salientou o chefe da Emergência Ambiental da Fepam, Rafael Rodrigues.

Além dos analistas da Emergência, também participaram técnicos das áreas de fiscalização e de licenciamento.

Com o encerramento do combate ao incêndio, as equipes envolvidas se concentraram nas ações de remoção dos resíduos e dos efluentes. Entre as providências tomadas estavam a criação de valas e diques de contenção no entorno da empresa, instalação de lonas, recolhimento de líquidos contaminados, monitoramentos atmosférico, das águas, da fauna e da flora, uso de mecanismos para abafamento dos odores gerados no processo de limpeza e realocação de moradores pelo período de geração de odor.

Análise das amostras de água

As análises das amostras de água coletada junto ao Rio dos Sinos ficarão prontas nos próximos dias. Durante a verificação com o uso de drone e uma visita ao sistema de tratamento de abastecimento da Corsan, os técnicos não identificaram anomalias.

As atividades produtivas do empreendimento seguem suspensas e poderão ser retomadas somente após a apresentação de relatório técnico de análise de risco e de análise estrutural da empresa, que deverá ser emitido por profissionais legalmente habilitados. Outras ações de monitoramento e de remediação de áreas degradadas continuam sendo realizadas via processo de licenciamento.

Texto: Ascom Sema/Fepam