Fepps e Anvisa avaliam programa de análise de agrotóxicos nos alimentos
Publicação:
A Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), promove reunião da coordenação técnica do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), nesta quarta (5) e quinta-feira (6). O programa tem o objetivo de identificar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam à mesa do consumidor.
No Rio Grande do Sul, as análises dos alimentos de origem vegetal são realizadas pelo Laboratório Central (IPB-Lacen). A reunião integra o planejamento da Anvisa, para avaliar o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), contando com a participação dos laboratórios centrais de Goiás, Pará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
De acordo com o diretor do IPB-Lacen, Fernando Kapkke, o monitoramento da utilização de agrotóxicos na produção agrícola envolve diversos órgãos como a Vigilância Sanitária (Federal, Estadual e municipais) e Ministério Público, mediante ações planejadas e coordenadas.
"O Lacen RS integra o seleto e restrito grupo de laboratórios oficiais que realizam estas análises consideradas de alta complexidade, portanto, contribuiu ao longo dos últimos anos na construção de indicadores e na avaliação da utilização de agrotóxicos nas culturas abrangidas pelo programa, objetivando a promoção da qualidade dos alimentos e a prevenção de agravos à saúde causados por essas substâncias", destacou.
O PARA é desenvolvido no IPB-Lacen pelo corpo técnico da Seção de Contaminantes, coordenada pela bióloga Jupira de Fátima de Souza e pela farmacêutica-bioquímica Rosane Campanher Ramos, chefe da Divisão de Análises de Produtos (DAP).
A presidente da Fepps, Neusa Kempfer, destacou o consenso em relação à relevância na continuidade das ações desenvolvidas, considerando a importância nas ações de Saúde Pública e da produção de alimentos de origem vegetal seguros no país.
Texto: Janis Loureiro/Ascom Fepps
Edição: Denise Camargo/Secom