Ferramenta de alertas Cell Broadcast foi utilizada pela primeira vez no Estado neste domingo (5)
Recurso utiliza a rede de sinal de telefonia celular em casos de desastres severo e extremo
Publicação:

Os temporais que atingem o Estado neste fim de semana motivaram o uso inédito da ferramenta de alertas Cell Broadcast, utilizada em casos de desastres severo e extremo. A ferramenta usa a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso.
As condições de tempo indicaram que o Estado foi atingido, neste domingo (5/10), por tempestades severas com granizo grande e rajadas intensas de vento. As regiões mais atingidas e para onde foram disparados os alertas foram as áreas próximas a Encruzilhada do Sul, com alerta severo para tempestade com vendaval e granizo, válido entre 22h e 23h do mesmo dia.
Os alertas foram disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sendo que não houve necessidade de cadastro prévio do usuário. Com o uso da ferramenta, o celular é bloqueado e a mensagem de alerta se sobrepõe ao conteúdo que esteja sendo utilizado, acompanhado de um bipe sonoro e vibratório. A mensagem também dá orientações aos usuários.
A tecnologia foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia. A ferramenta é integrada às outras formas de alerta utilizadas pela Defesa Civil, como o envio de SMS pelo número 40199, e as publicações nas redes sociais.
Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom