Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ferreira Gullar é o primeiro vencedor do Prêmio Moacyr Scliar de literatura

Publicação:

O resultado do primeiro edital do Prêmio Moacyr Scliar de literatura foi publicado nessa quarta-feira (08) no Diário Oficial do Estado. O vencedor foi Ferreira Gullar com o livro Em alguma parte alguma, da editora José Olympio Ltda. Em 2011, a categoria
Ferreira Gullar é o primeiro vencedor do Prêmio Moacyr Scliar de literatura

O resultado do primeiro edital do Prêmio Moacyr Scliar de literatura foi publicado nessa quarta-feira (08) no Diário Oficial do Estado. O vencedor foi Ferreira Gullar com o livro Em alguma parte alguma, da editora José Olympio Ltda. Em 2011, a categoria premiada foi poesia.

A comissão julgadora atribui Menção Honrosa aos livros:
Em trânsito de Alberto Martins;
A vida submarina de Ana Martins Marques;
Lar de Armando Freitas Filho e
Aleijão de Eduardo Sterzi

Ferreira Gullar se disse emocionado com o resultado. Eu me sinto muito feliz com o fato de ganhar o premio Moacyr Scliar, pois ele não só era um grande escritor, como era uma pessoa especial. Era meu amigo. Eu tinha um grande carinho por ele, e o fato de ganhar esse prêmio é uma alegria sagrada.

Sobre o livro premiado, Gullar ressaltou que escreve pouca poesia. Sempre escrevi pouco porque eu não escrevo a partir de uma decisão minha. A minha poesia nasce de um espanto, de algum fato que me surpreende e revela alguma coisa da vida que eu tenho que expressar. Em alguma parte alguma demorou 11 anos para ser publicado. É um livro diferente dos outros. Cada livro meu tem uma marca própria, uma temática diferente em relação à linguagem com a realidade.

O primeiro edital do prêmio Moacyr Scliar de literatura, categoria poesia, teve 152 obras inscritas. O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, reforçou que o Governo do Estado cumpriu mais um dos itens de seus 13 pontos de gestão para a cultura. O Executivo sente-se honrado em divulgar o resultado do Premio Moacyr Scliar de literatura, em conjunto com a Petrobras, Banrisul e Corag. Já nesta primeira edição o prêmio se consagra nacionalmente, dado o grande numero de participantes de todas as regiões brasileiras. Isso lhe garante perenidade e o destaca perante seus congêneres.

O prêmio é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Cultura, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), Corag e Associação Lígia Averbuck, com patrocínio da Petrobrás e do Banrisul, e apoio publicitário da Agência Matriz. As premiações são de R$ 150 mil para o autor e R$ 30 mil para a editora.

O prêmio recebeu inscrições de autores e editoras de todo País. Na sua primeira edição, dedicada à poesia, está cumprindo o papel de valorizar a produção contemporânea, privilegiando esse gênero que é a origem de todos os outros. Além disso, o livro vencedor vai receber uma edição especial, de cinco mil exemplares, a ser distribuída na rede bibliotecas públicas e pontos de cultura do RS. O fato do júri ter distinguido cinco livros, o vencedor e mais quatro menções honrosas, mostra a qualidade da produção, avaliou o diretor do Instituto Estadual do Livro (IEL), Ricardo Silvestrin.

Prêmio Moacyr Scliar de literatura
O objetivo é indicar os melhores livros das categorias poesia e conto, publicados no Brasil, em língua portuguesa, de 01 de janeiro a 31 de dezembro dos dois anos anteriores à edição de cada premiação. As categorias poesia e conto foram privilegiadas tendo em vista a grande quantidade de prêmios já instituídos para a categoria romance.

Assim, reconhecer a qualidade literária dos autores de poesia e conto com um prêmio relevante, incentivar a diversificação das edições e aproximar os leitores com a aquisição das obras premiadas para as bibliotecas públicas da rede estadual e para os Pontos de Cultura, confere ao prêmio Moacyr Scliar uma abrangência e um significado cultural que nenhum outro no país tem alcançado.

A cada edição, uma categoria será privilegiada: em 2011, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura - Categoria Poesia; em 2012, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura - Categoria Contos. Nos anos seguintes, sempre será alternado: em um ano, poesia; no outro, conto.

Ferreira Gullar
Nasceu em 1930 em São Luiz do Maranhão. Com a poesia seu contato surgiu por causa de uma grande paixão, aos 13 anos, quando decidiu ficar recluso em casa lendo poemas. Publicou seu primeiro livro em 1949, Um pouco acima do chão, obra que mais tarde ele excluiu de sua bibliografia.

Depois disso, Ferreira Gullar se tornou poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor e um dos fundadores do neoconcretismo. Fez parte de um movimento literário difundido através da revista que lançou o pós-modernismo no Maranhão, A Ilha, da qual foi um dos fundadores. Várias vezes premiado, a conquista mais recente foi o Jabuti de Poesia em outubro de 2011 e agora o Moacyr Scliar de Poesia.

Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul