Festa Nacional da Lavanda promove a produção da flor em Morro Reuter
Publicação:

A beleza e a potencialidade da lavanda estarão em destaque até domingo (23/10) em Morro Reuter, o maior produtor da planta em escala comercial do país. A 5ª Festa Nacional da Lavanda, aberta nesta quinta-feira (20/10) busca expandir as potencialidades da flor com workshops gratuitos de aromaterapia, cultivo e até mesmo gastronomia, como a produção de alimentos – entre os quais, mel, bolachas e chocolate. Na programação também há shows e passeios guiados pela plantação de lavanda.
O governador Ranolfo Vieira Júnior, acompanhado da primeira-dama Sônia Vieira, participou da abertura oficial, realizada no Ginásio de Esportes da cidade. “Quero saudar a iniciativa das famílias que trabalham com a produção da lavanda e o poder público pelo incentivo. Temos cada vez mais a necessidade de diversificar as culturas, e a lavanda vem representar exatamente isso”, afirmou.
Nesta época do ano, Morro Reuter vive a floração da lavanda. Os 15 hectares de campos cobertos pela cor lilás e o perfume são um convite para visitar o município. O plantio também tomou conta de canteiros das ruas, praças e residências. São 26 famílias que se dedicam exclusivamente ao cultivo da flor. Com pelo menos duas safras por ano, a cultura rende cerca de 85 toneladas a cada ciclo.

O principal uso pela indústria é o óleo de lavanda. A produção conta com um programa de incentivo estimulado pela prefeitura e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, por meio da Emater, que visita as áreas e orienta o cultivo.
De acordo com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Morro Reuter, extensionista rural Evandro Carlos Knob, em 2015, foi criado um programa municipal de incentivo ao plantio da lavanda, projeto que foi se estruturando na medida em que a planta se adaptou ao solo e às condições climáticas locais.
Knob conta que, a partir do conhecimento de outras regiões produtoras fora do país e dos experimentos e manejos que foram sendo feitos em Morro Reuter, a cultura começou a ganhar destaque no município, com potencial de crescimento. O extensionista lembra que o fato de o Brasil ser grande importador de óleo essencial de lavanda abrem-se grandes chances de mercado para a cultura.
O plantio começou há 20 anos, a partir de mudas da variedade dentata, vindas da Europa. A cada ano, a cultura se fortalece. Agora em 2022, mais uma iniciativa para o seu crescimento foi a criação da Associação de Produtores de Lavanda de Morro Reuter e Região.
Texto: Camila Martins
Edição: Secom