Festival Gramado In Concert inova com promoção de concurso de composição erudita
Publicação:

O grande concerto de encerramento do festival 2º Gramado In Concert ocorreu na noite desse sábado (20) em Gramado. O público lotou o auditório do Centro de Eventos da Expogramado para acompanhar a Orquestra Sinfônica do Festival formada pelos músicos e professores que participaram de oficinas durante os 10 dias do encontro. Os três diretores artísticos receberam homenagem especial.
A grande novidade desta segunda edição do Gramado In Concert foi o 1º Concurso de composição erudita. Foram 17 obras concorrentes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O vencedor foi o gaúcho Dimas Artur da Silva, com a composição 'Nhanderuvuçu', que remete aos deuses cultuados pelos índios tupi-guaranis.
A direção geral do Gramado in Concert é do maestro Allan Joh Lino, que é também o idealizador da Orquestra Sinfônica de Gramado, fundada em 2011. A direção artística é do maestro Linus Lerner
Neste ano foram oferecidas 210 vagas para 18 modalidades de oficinas de música, contemplando os diferentes níveis dos músicos interessados. Houve mais de 30 apresentações de solistas, grupos de câmara, bandas e orquestras nacionais e internacionais, em diferentes recantos da cidade.
O secretário em exercício da Cultura André Kryszczun foi recebido pelo prefeito Nestor Tissot e pela secretária municipal de Turismo, Rosa Helena Volk. A realização é da prefeitura de Gramado e o financiamento vem da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Texto: Ascom Cultura
Edição: Léa Aragón/Secom