Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Festival Hípico Noturno integra as comemorações dos 178 anos da BM

Publicação:

Festival Hípico Noturno
O Festival Hípico Noturno é hoje o evento hípico mais antigo do Brasil e já está em sua 56ª edição. - Foto: Divulgação BM

O 4º Regimento de Polícia Montada (4º RPMon) da Brigada Militar encerra a 56ª Edição do Festival Hípico Noturno, neste domingo (22), na sua sede em Porto Alegre. O evento conta com a participação de cavaleiros militares e civis de todo Brasil e do exterior (Equador, Chile, Uruguai e Colômbia). A solenidade de abertura ocorreu na quinta-feira (19) com a presença do secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, do secretário de Educação, Vieira da Cunha, e do comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, além de autoridades civis e militares. 

A origem do festival partiu da ideia do então comandante do 4º Ramon, coronel Átilo Cavalheiro Escobar, de homenagear a comemoração do aniversário da BM idealizando um evento hípico diferenciado dos demais, inovando com a realização de todas as provas à noite. Assim, em 1960, foi criado o Festival Hípico Noturno, hoje o evento hípico mais antigo do Brasil, que já está em sua 56ª edição. 

Atualmente, a iniciativa integra os calendários hípicos estadual e nacional, o que vem ajudando a fortalecer ainda mais os laços de camaradagem entre a corporação Brigada Militar, cavaleiros civis e militares do Brasil, além de cavaleiros dos países vizinhos.

O comandante do 4º RPMon, major Armin Hugo Muller Neto, destacou que o policiamento montado atua preventivamente nos bairros, setores comerciais e parques. Também é empregado em eventos especiais, jogos de futebol, movimentos sociais e reintegrações de posse. Salientou ainda a importância do festival no adestramento do animal e para o treinamento do cavaleiro. 

Homenageado com a Medalha Coronel Átilo Cavalheiro Escobar, no Grau Grande Cavaleiro Oficial, o comandante-geral da BM agradeceu as presenças no evento que integra as comemorações aos 178 anos da BM. O coronel Freitas afirmou que cada festival é motivo de muito orgulho. “Temos uma grande responsabilidade com a comunidade gaúcha, agindo conforme a missão e os valores da corporação, principalmente na qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

O secretário Wantuir Jacini e o senador Lasier Martins, além de patrocinadores e apoiadores do evento, receberam a Comenda do Festival Hípico Noturno, que homenageia personalidades, órgãos, entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas. 

Também receberam a medalha Coronel Átilo Cavalheiro Escobar, no Grau Grande Cavaleiro Oficial, o subcomandante da BM, coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos e o coronel de Cavalaria Marcus Machado Couto; no Grau Grande Cavaleiro, o tenente-coronel da Polícia Militar de São Paulo, Alexandre Gaspar Gasparian, o tenente-coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, Leandro Arthur Branda lise Schairerita, o tenente-coronel da Policia Militar de São Paulo, Marcelo Vieira Salles, major Guilherme de Faria Miranda, major da Policia Militar do Amazonas, Felipe Carlos Don, capitão Douglas Pohlmann Velasquez, capitão Rodrigo dos Santos Arnaldo de Alencar, capitão da Polícia Militar de Goiás, Alyson Ferreira Sobrinho Carneiro, capitão da Polícia Militar do Paraná, Deoclécio Aires Barbosa, capitão da Polícia Militar do Mato Grosso, Fernando Schulzenita Galvão da Silva, capitão da Polícia Militar do Paraná, Sérgio Vieira Benício e o capitão da Polícia Militar da Bahia, Vinícius Moreno de Jesus Vieira; no Grau Cavaleiro, 1º sargento João Eduardo Bueno Nascimento, 3º sargento Jorge Fernando Azevedo Cuña e a soldado Cinara Zorzella Guimarães. 

Outras comemorações 

Durante a semana, o 4º RPMon promoveu uma série de eventos em comemoração aos 178 anos da Brigada Militar. Na quinta-feira (19), teve início o 6º Campeonato Brasileiro de Salto Militar com participação de toda a Força Armada do Brasil (Aeronáutica, Marinha e Exército) e de todas policias militares do Brasil, encerrando neste domingo (22). Na última terça-feira (17), foi a vez do Seminário de Policiamento Montado, com o tema 'O Legado da Copa do Mundo no Brasil, para as Polícias Montadas', no Hotel Embaixador, com palestrantes das 12 cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil.


Texto: Clelia Admar/ Ascom GCG
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul