Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Filme |Primeiro Assalto do Trem Pagador| é destaque do Recortes TVE

Publicação:

O divertido documentário dramatizado Primeiro Assalto do Trem Pagador é o destaque da faixa Recortes inédita deste sábado (06), às 22h30, na TVE. O filme conta a história de Zeca Vacariano, o herói bandido que atuou na Região do Contestado, em Santa
Filme Primeiro Assalto do Trem Pagador é destaque do Recortes TVE

O divertido documentário dramatizado Primeiro Assalto do Trem Pagador é o destaque da faixa Recortes inédita deste sábado (06), às 22h30, na TVE. O filme conta a história de Zeca Vacariano, o herói bandido que atuou na Região do Contestado, em Santa Catarina, no início do século XX. Dirigido por Ernoy Mattiello, o docudrama foi produzido pela Virtual Pictures e VMS Produções Cinematográficas, ambas catarinenses.

Entre divergências dos relatos populares e a oficialização dos fatos, a história que se revive conta que no dia 24 de outubro de 1909, um domingo, na Região do Contestado (SC), local onde mais tarde se originaria o município de Pinheiro Preto, José Antônio de Oliveira, um ex-combatente da Revolução Federalista, então empreiteiro, construtor da Ferrovia do Contestado, entraria para a história como o executor do primeiro assalto a um trem pagador.

A audácia de Zeca Vaccariano antecedeu a outros dois assaltos a trens que ficariam famosos pelo cinema. Em 1960, seis assaltantes levaram 27 milhões de cruzeiros do carro pagador da Central do Brasil. Mas o título de ladrão do século estava destinado a Ronald Biggs. Em agosto de 1963, o britânico causou pânico na Escócia ao roubar 2,6 milhões de libras. A arte cinematográfica rendeu fama aos vilões, mas o feito de Zeca Vacariano, o precursor dos assaltos a trens pagadores, com o passar dos anos se perdeu no tempo.

A história do saque recorde, de 375:300$000 (trezentos e setenta e cinco contos e trezentos réis), montante que na época representava cerca de 15% da arrecadação anual do tesouro do estado, é considerada a maior quantia já levada em um assalto no mundo. Uma verdadeira fábula que sai do esquecimento para ganhar vida em um documentário brasileiro.

A faixa Recortes pode ser conferida em horário alternativo nas quartas-feiras, às 23h30.

Texto: Assessoria Fundação Piratini
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul