Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Filme sobre Vinicius de Moraes será exibido pela TVE nesta sexta-feira

Publicação:

O poeta Vinicius de Moraes, autor de centenas de poesias e letras de músicas, é o assunto do filme dirigido por Miguel Faria Jr. e produzido por Susana de Moraes. Vinicius vai ao ar na TVE nesta sexta, 18 de outubro, às 22h30.

Para celebrar a vida e a obra de um criador multifacetado - autor teatral, poeta, parceiro dos nomes mais importantes da MPB e, acima de tudo, um iluminado personagem da história cultural do país - o diretor Miguel Faria Jr. reuniu um elenco de parceiros, intérpretes, amigos e raras imagens de arquivo que relembram a genial simplicidade de Vinicius com a espontaneidade, humor e liberdade de quem conversa em uma mesa de bar, exatamente como gostaria o eterno Vinicius.

Com produção da Iberautor Promociones Culturales, 1001 Filmes Ltda., VM Empreendimentos Artísticos e Culturais Ltda e Sky Light Cinema Foto e Art Ltda, e patrocínio da BR Petrobras e BNDES, Vinicius apresenta depoimentos de Chico Buarque, Ferreira Gullar, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Toquinho, entre muitos outros. Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Mariana de Moraes, Mart´Nália e Mônica Salmaso interpretam seus grandes clássicos enquanto Camila Morgado e Ricardo Blat, em encenação de um show sobre Vinicius, relembram textos e poesias sobre paixão, amizade, alegria, beleza, delicadeza e perdão - os temas preferidos do poeta.

Em Vinicius, imagens de arquivo contribuem para ilustrar a vida e obra do personagem, como a de João Gilberto ao violão ao lado de Elizete Cardoso na interpretação de Eu Não Existo Sem Você no filme Pista de Grama, de Haroldo Costa. Imagens inéditas também revelam importantes transformações ocorridas no Rio de Janeiro desde o nascimento do poeta, em 1913.

Naquela época, a cidade tinha um milhão de habitantes, sofria forte influência francesa, Ipanema e Leblon eram apenas praias desertas. Nos anos 50, a capital do país atravessou mudanças que se refletiam na música, cinema, teatro, moda e comportamento. Vinicius de Moraes, o poeta e diplomata que fazia canções e foi um dos inventores da bossa-nova, passou a ser referência de um novo estilo de vida.

Nos anos 60, sua Garota de Ipanema deixou um bairro carioca para ser uma das músicas mais tocadas no mundo. Até sua morte, em 1980, Vinicius viveu intensamente a vida e as transformações da cidade em que nasceu.

Texto: Anahy Metz
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul