Flores e paisagismo em evidência em Nova Petrópolis
Publicação:

Até o próximo domingo (19), Nova Petrópolis promove o Festival da Primavera - Frühlingsfest, na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, com uma programação voltada para o que há de melhor na área de flores e paisagismo.
A celebração da mais florida e colorida das estações do ano conta com diversas atrações, como flores e artigos para jardim variados, mini oficinas gratuitas, como de cultivo de orquídeas, compostagem, composição e plantio de vasos e floreiras e flores com garrafa pet e com palha de milho. Caminhada Ecológica nas Trilhas Interpretativas do Parque Aldeia do Imigrante, Encontro Técnico Paisagismo Regenerativo de Arte e Jardim, e o desfile temático Parada das Flores são algumas das atrações do evento.
O Festival acontece diariamente, das 9h às 19h, e estima receber cerca de 40 mil visitantes. Para mais informações clique aqui.
Emater/RS-Ascar fomenta atividade
No Festival, os visitantes também vão encontrar flores comestíveis ecológicas, produzidas por três famílias do município, além de geleias e chás de flores, entre outros produtos orgânicos. A Emater/RS-Ascar vem fomentando esse trabalho no município, buscando divulgar o consumo de flores comestíveis, abrir o mercado e proporcionar a agregação de valor ao produto, através de uma agroindústria que está sendo criada.
Durante todo o ano, a instituição realiza oficinas e reuniões com diversos setores do município, principalmente a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), a fim de sensibilizar e treinar quem trabalha com alimentação na cidade e também desenvolver pratos com flores para que possam fazer parte do cardápio local não só durante a festa, mas o ano todo.
Além das oficinas de gastronomia com flores, que também são abertas ao público, a Emater/RS-Ascar promove oficinas de artesanato com flores, tanto para artesãos como para o público interessado. Algumas flores elaboradas nos cursos estão expostas e à venda no Festival.
Quem quiser aprender a confeccionar diferentes tipos de flores com palha de milho para decoração, ainda poderá participar de uma mini oficina gratuita, que será ministrada pela extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar, Alice Prestes Araldi, no próximo domingo (19/10), às 14 horas, na Rua Coberta.
Produção agroecológica
Capuchinha, rosa, amor-perfeito, calêndula, begônia. Essas são algumas das flores comestíveis comercializadas pelas produtoras de Nova Petrópolis não só durante o Frühlingsfest, mas também nas feiras semanais que ocorrem no município e em Caxias do Sul, e para restaurantes. E são elas que, conforme a produtora Marli Ruchel, tornam a banca das flores conhecida como a mais colorida da feira de Caxias do Sul.
Marli conta que trocou o trabalho em uma farmácia pela produção orgânica no sítio da família há cinco anos, recebendo assistência da Emater/RS-Ascar. A produção é diversificada. Além das flores comestíveis, ela cultiva flores de corte e frutas e hortaliças orgânicas. “Eu vi potencial na atividade e hoje vivo disso. A minha propriedade foi a primeira certificada pela Rede Ecovida em Nova Petrópolis”, relata a produtora, que preza pela biodiversidade.
Marli diz que aumentou consideravelmente a produção de flores comestíveis desde que o Festival da Primavera começou a ser realizado, há quatro anos. “No primeiro ano quase ninguém sabia nada a respeito, mas hoje já mudou. O Festival é importante para divulgar. Vêm chefs de cozinha de outras cidades, que nos procuram aqui e pegam o contato para pedidos”, salienta. Para ela, apesar das propriedades nutritivas e medicinais, as flores atraem principalmente pela beleza e sabor que dão aos pratos.
Texto: Rejane Paludo
Edição: Redação Secom