Força-tarefa fiscaliza alimentos em estabelecimentos de Quintão e Terra de Areia
Publicação:
A força-tarefa do Programa Segurança Alimentar inspecionou, nessa terça-feira (11), quatro estabelecimentos nas praias de Quintão e Terra de Areia, no Litoral. No primeiro, o supermercado Asun foi autuado por comercializar produtos vencidos e fracionamento irregular. Também foi interditado o Mercado Bom Preço por graves problemas de higiene, carnes fora de temperatura, produtos mal acondicionados e vencidos. Ao todo, foram inutilizados 750 quilos de alimentos impróprios na cidade.
Em Terra de Areia, no supermercado Ofertão, foram identificados produtos fora da temperatura recomendada pelo fabricante, avariados, vencidos, alguns com presença de insetos e outros expostos sem identificação. No local, os fiscais identificaram 156 panetones armazenados no interior de uma peça usada como banheiro pelos funcionários. A padaria e a confeitaria foram interditadas por falta de higiene. O mercado ainda reutilizava embalagens descartáveis de tortas e salgados. No total, 90 quilos de produtos foram apreendidos.
No Don Juan Hotel e Restaurante, foram detectados problemas de manuseio de alimentos na cozinha, produtos sem procedência e vencidos. Foram inutilizados 36 quilos de carnes, destes, 23 quilos sem procedência e o restante fora de temperatura recomendada; 36 quilos de aipim congelado sem procedência; 10 pacotes de massa de pré-pizza vencidos, além de chás, refrigerantes e erva mate.
Participaram da operação o Procon RS, Ministério Público, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Segurança Alimentar - (Gaeco), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Delegacia do Consumidor, Patram, Vigilância Sanitária Estadual e Vigilâncias Sanitárias Municipais de Quintão e Terra de Areia.
Texto: Ascom Procon
Edição: Gonçalo Valduga/Secom