Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formação de talentos como chave para a reconstrução do RS

Publicação:

Por Simone Stülp

O Rio Grande do Sul enfrenta um dos cenários mais desafiadores de sua história. Demograficamente, estamos chegando ao ponto de inflexão: em 2027 nossa população começará a diminuir. Somado a isso, somos o estado mais envelhecido do Brasil.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e evidenciam questões urgentes no que toca o desenvolvimento econômico e social do estado. A partir da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, temos atuado em frentes diversas, mas quem têm em comum o foco nas pessoas.

Apostamos na formação de talentos como a chave para enfrentar os desafios que se impõem. Tem sido assim com o Professor do Amanhã, que oferece bolsas de graduação em cursos de licenciatura; com o Semicondutores RS, que está formando especialistas em design de chips; e com nossos editais, que permitem que pesquisadores tenham acesso a investimentos para subsidiar seus projetos.

Agora, no cenário pós-enchente e alinhado ao Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável e ao Plano Rio Grande lançamos o RS Talentos, com foco em ativação econômica e resiliência climática. O programa é voltado à formação de pessoas em setores estratégicos para a reconstrução do estado e carentes de profissionais em todo o mundo - como é o caso das engenharias.

Atualmente, há um déficit de 75 mil engenheiros no Brasil, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os cursos presenciais também estão esvaziados, realidade já retratada por GZH.

Com o RS Talentos, além de oferecermos bolsas de R$2 mil e a graduação custeada pelo governo nos primeiros 18 meses de curso, temos uma parceria com a indústria, conectando os graduandos ao setor produtivo e impulsionando suas carreiras. O programa abrange universidades públicas e comunitárias localizadas nas regiões atingidas diretamente pela catástrofe meteorológica de maio de 2024.

Ao investir nas pessoas, trabalhamos na construção de um ambiente próspero para que quem aqui já vive queira permanecer e aqueles que são de fora enxerguem no nosso estado um bom lugar para criar raízes.

Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul