Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fórum de RHs do RS realiza primeira reunião virtual

Publicação:

Forum RH virtual
Reunião foi coordenada pela diretora de Recursos Humanos do RS, Andrea Pasquini - Foto: Juliana Roll/Ascom Seplag

As medidas restritivas para combate ao novo coronavírus (Covid-19) não impediram o debate sobre as iniciativas de gestão de pessoas no âmbito do governo estadual. Realizado pela primeira vez de forma virtual, na manhã desta quarta-feira (8/4), o Fórum de RHs do RS reuniu cerca de 75 representantes dos departamentos de recursos humanos dos órgãos e secretarias para compartilhar informações e alinhar procedimentos internos sobre diversos temas.

Atualizações sobre as iniciativas do governo em relação ao combate à Covid-19, o atendimento da Perícia Médica do Estado neste período, o registro do ponto eletrônico e os planos de trabalho à distância foram alguns dos temas trabalhados no encontro. A migração dos pedidos de aposentadoria para o Instituto de Previdência do RS (IPE Prev) e dúvidas sobre as mudanças na contratação de estagiários no âmbito do governo estadual também foram abordadas na reunião virtual, realizada por meio de uma parceria entre o Departamento de Recursos Humanos (Dearh) e a Escola de Governo (EGov), ambos vinculadas à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

"Estamos deparando com uma situação nova, que traz desafios para a gestão. O teletrabalho é uma forma de enfrentar a crise, respeitando a distância física e, ao mesmo tempo, mantendo um contato próximo com as equipes. É importante que as equipes se sintam acolhidas neste momento difícil", ressaltou a subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep) da Seplag, Iracema Castelo Branco.

Coronavírus

Comandada pela diretora do Dearh/Seplag, Andrea Pasquini, a reunião do Fórum começou com a apresentação da iniciativa do Departamento de Economia e Estatística (DEE), que produz boletins diários com projeções sobre a evolução dos números da Covid-19 no Estado. O material auxilia na tomada de decisões pelo governo estadual. A ação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) de compilar em boletins informativos os decretos e orientações do Poder Executivo, disponíveis no portal ou por whatsapp, também foi destacada pela diretora.

Na sequência, Andrea destacou ainda o início, em 5 de abril, das análises dos novos pedidos de aposentadoria pelo IPE Prev, seguindo o prazo definido na Lei Complementar 15.143, de 2018, que estabeleceu a reestruturação do instituto. Os processos protocolados até 4 de abril ainda serão analisados pela Seplag, como habitualmente ocorria, no entanto, a concessão da aposentadoria já partirá do IPE Prev.

As servidoras do Dearh/Seplag Caroline Assmann e Jessica Tamires Gertz continuaram as apresentações no fórum abordando o registro de efetividade dos servidores nos sistemas de teletrabalho e esclarecendo as dúvidas dos participantes. Para encerrar, o servidor Luiz Antonio de Oliveira, também do Dearh/Seplag, abordou as mudanças no serviço de contratação de estagiários no governo estadual. Desde 1º de abril, a empresa Super Estágios assumiu as tarefas de contratação dos estudantes para atuação nos setores da administração direta, autarquias e fundações públicas do Estado. Gerson Araújo, representante da Super Estágios, também participou da reunião virtual que abordou a migração dos processos para a empresa.

Fórum de RHs

O encontro de abril foi a oitava edição do Fórum de RHs do Estado do Rio Grande do Sul. Iniciado em julho de 2019, ele é uma iniciativa da Seplag e busca padronizar os procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo. As reuniões são realizadas uma vez ao mês.

Texto: Vagner Benites/Ascom Seplag
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul