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Fórum debate gargalos e soluções do modal hidroviário

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O Fórum de Desenvolvimento Navegar 2008 será realizado em Porto Alegre, de 5 a 7 de agosto, na sede da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), e irá discutir os gargalos do modal hidroviário assim como apontar soluções. O Fórum irá reunir as maiores autoridades nacionais do assunto e abordará as questões sobre o tema Multimodalismo: O Grande Desafio.

O evento conta com um site, www.navegar2008.com.br, onde os interessados poderão obter as informações sobre o Fórum, bem como participar da enquete para a escolha dos melhores do ano no setor. A exemplo da edição anterior, as empresas que se destacaram no período 2007/2008 serão agraciadas com o Troféu Mérito Conexão Marítima.

O Rio Grande do Sul é um estado favorecido para a navegação. Dotado de hidrovias ligando os principais centros produtores, o modal é o mais vantajoso em termos econômicos - são necessários 160 caminhões para transportar a mesma carga movimentada por navio de quatro mil toneladas. Além disso, os gastos com manutenção das estradas e com acidentes ampliam os custos. Mas não é só a hidrovia que conta a favor da navegação. O Estado possui um complexo portuário que se constitui em elos fundamentais para a movimentação de cargas, tanto para importação quanto para exportação.

O porto de Porto Alegre, é um entreposto fundamental para as importações e exportações gaúchas, principalmente de produtos que têm como origem ou destino empresas da Região Metropolitana de Porto Alegre e eixo Porto Alegre-Caxias do Sul. Maior porto fluvial do País, localizado na margem esquerda do Guaíba, tem calado de 17 pés e permite a entrada de navios com até 220 metros de comprimento e 15 mil toneladas de carga. O Porto possui oito mil metros de cais acostável dividido em três cais - Mauá, Navegantes e Marcílio Dias.

As principais cargas movimentadas em Porto Alegre são fertilizantes, trigo, sal, bobinas de papel e sorgo no desembarque. Essas cargas são provenientes da Europa, Ásia, Rússia, Israel, Canadá, Noruega e Estados Unidos. No embarque, com destino a Rio Grande e exportação, constam transformadores, celulose e papel, congelados, metalmecânico leve e pesado, derivados de petróleo, grãos de origem vegetal, produtos siderúrgicos, contêineres e carga geral.

O Navegar 2008 conta com o patrocínio máster da SPH e CaixaRS, além de outros patrocinadores e apoiadores, como: Assembléia Legislativa, através do Programa Sociedade Convergente, SUPRG, ODEBRECHT Engª/CBPO, Navegação Guarita e ainda, Marca Sistemas, BRDE, Serra Morena Comodities e Andrade Gutierrez Engª, além de contar com o apoio institucional do Governo do Estado, através da Secrataria de Infra-Estrtura e Logística.

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