Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável realiza seminário estadual

Publicação:

seminario agricultura urbana
Promover trabalho e renda e combater a miséria estão entre os objetivos do evento - Foto: Divulgação

Ocupar os espaços urbanos com inteligência para gerar produtos agrícolas saudáveis para os cidadãos, promover trabalho e renda e combater a miséria estão entre os objetivos do Seminário Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável, no dia 28 de agosto, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. 

O seminário é organizado pelo Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável, com apoio dos ministérios da Cidadania (MC) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Entre os painéis, destaque para o que discutirá as políticas públicas em andamento no âmbito federal, com a participação da coordenadora-geral de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana, Kelliane Fuscaldi, e da diretora do Departamento de Sistemas Públicos Agroalimentares, Viviane Fernanda Dutra, e a integrante da Coordenação de Projetos de Inclusão Produtiva, Suzi Maria de Cordova Huff Theodoro.

Para o coordenador-geral do fórum, Mário Bruck, compreender como o país trata o tema é essencial para projetar o futuro da atividade. “A agricultura urbana e periurbana veio para ficar. A sociedade, independentemente de apoio público, já vem se organizando para ocupar a cidade e proporcionar um ambiente mais verde e uma vida mais saudável. No entanto, se os governos derem a atenção necessária para esta nova cultura urbana, a tendência é um crescimento exponencial das hortas, jardins e demais espaços verdes”.

O seminário é fruto de um processo iniciado em 2017, quando instituições como a Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, Instituto Renascer, Fracab, Emater/RS-Ascar, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Fetag-RS, Horta da Escola Miguel Dario, entre outras, se reuniram para criar o Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável.

Acesse aqui a programação completa do evento.

Texto: Taline Schneider/Ascom Emater/RS-Ascar
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul