Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fórum reforça importância dos avanços científicos para fortalecer a vitivinicultura na Campanha gaúcha

Evento realizado em Dom Pedrito aborda benefícios da produção de vinhos em outros setores da economia

Publicação:

Fórum reforça importância dos avanços científicos para fortalecer a vitivinicultura na Campanha gaúcha
Participantes do evento destacaram qualidade da produção de vinho na região - Foto: Cassiane Osório/Ascom Seapi

Foi realizada, nesta quinta-feira (25/6), a abertura do 1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha. O evento, ocorrido no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Dom Pedrito, ressaltou os resultados positivos que a pesquisa e os avanços científicos trouxeram ao setor e as perspectivas de atração de novos investimentos para a região. Durante o fórum, foram abordados os benefícios da produção de uvas e vinhos finos para fortalecer outros setores econômicos da Campanha, como é caso do enoturismo e da gastronomia.

O evento tem atividade durante todo o dia e pretende ser um espaço voltado às discussões nas áreas de mercado e oportunidades do mundo do vinho, ciência e tecnologia, indicação de procedência da campanha gaúcha e políticas públicas voltadas à vitivinicultura.

Organizado pela Unipampa, em parceria com a prefeitura de Dom Pedrito e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/RS), o 1º Fórum de Vitivinicultura contou com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A Campanha é a segunda maior produtora de uvas e vinhos finos do país – respondendo por quase um terço da produção nacional –, e a recente conquista do selo na modalidade Indicação de Procedência para a bebida representou um novo impulso.

“Todo o crescimento da vitivinicultura se deve muito à contribuição das pesquisas desenvolvidas na Unipampa. O fato de termos na região essa excelência em termos de pesquisas, com o único curso de formação superior em Enologia do país, é algo que precisamos saudar”, destacou o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian. Para ele, a região tem na vitivinicultura um enorme potencial para ampliar o crescimento econômico.

Presente na abertura do fórum, o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, salientou que eventos como esse destacam o potencial da região. "A formação de excelência de profissionais em uma instituição modelada contribui para que cada pessoa faça a mudança acontecer, principalmente no que diz respeito ao crescimento e desenvolvimento da região", disse o secretário.

Além das perspectivas de mercado para a produção de vinhos finos, os convidados conheceram as instalações do curso de enologia da Unipampa, incluindo as obras do novo prédio acadêmico e do Prédio Acadêmico da Enologia. Ainda durante a tarde, o superintendente regional do BRDE no Estado, Maurício Mocelin, fez uma apresentação das principais linhas de crédito que o banco opera para o setor, incluindo o apoio a projetos voltados à inovação e produção de energia com fontes renováveis.

"Recentemente recebemos a nota máxima do MEC no curso de enologia, e esse evento está coroando o reconhecimento de nosso corpo técnico, dos gestores e principalmente dos alunos", destacou o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge.

Após a abertura, foi realizada uma visita aos vinhedos experimentais da universidade. A área apresenta uma coleção de 80 cultivares de diferentes uvas para a produção de vinho e suco, combinando o cultivo convencional e orgânico.

Texto: Ascom BRDE e Ascom Seapi
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul