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Free flow registra 187 mil veículos em seu primeiro mês de operação

Levantamento da concessionária CSG apontou baixa inadimplência no primeiro mês de funcionamento do pedágio de livre passagem

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Tecnologia utilizada nos pórticos permite circulação mais fluída de veículos - Foto: Gustavo Mansur/Secom

O primeiro mês de funcionamento do free flow, pedágio de fluxo livre, localizado na estrada ERS-122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, foi considerado  satisfatório pelo governo do Rio Grande do Sul. A nova tecnologia, que entrou em operação em 15 de dezembro, pela primeira vez em uma rodovia estadual do país, registrou a passagem de mais de 187 mil veículos e uma taxa de inadimplência de aproximadamente 12%, segundo dados da concessionária que administra a rodovia, a Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). 

O free flow é um sistema que funciona por meio de pórticos de cobrança, que eliminam a necessidade de praças de pedágio, possibilitando aos condutores uma maior fluidez, sem paradas ao longo do percurso. O valor da tarifa é R$ 8,30, o mesmo da antiga praça de pedágio de Flores da Cunha. O motorista que passar pelo pórtico pode pagar no site ou no app da concessionária (www.csg.com.br), com pix ou cartão de crédito. 

Segundo a empresa, dos veículos que passaram pelo pórtico localizado no km 108,3 da ERS-122, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, 46% utilizaram tag (adesivo eletrônico colado no para-brisas). Entre os que optaram pelo pagamento por meio do aplicativo CSG FreeFlow ou pelo site da concessionária, 38% quitaram via Pix e 10% inseriram créditos antecipados. Apenas 3% pagaram com cartão de crédito e 2,66% usaram os totens disponíveis nas bases de atendimento para o pagamento. O cartão do vale pedágio foi utilizado por 0,34% dos clientes. A maioria dos motoristas (57%) efetuou o pagamento no dia da passagem pelo pórtico.

“É uma medida inovadora para facilitar a vida do motorista, que não vai mais precisar parar em praças de pedágio. Isso evita filas e trânsito pesado e contribui para o meio ambiente. Teremos mais cinco pórticos nas rodovias da Serra Gaúcha e Vale do Caí, previstos para iniciar em fevereiro. O fato de sermos o primeiro Estado nos traz uma responsabilidade em fazer o sistema funcionar bem para os usuários. Vamos acompanhar de perto o trabalho realizado pela concessionária CSG”, afirmou o titular da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), Pedro Capeluppi. A pasta é responsável por monitorar o novo sistema. 

Além da Separ e da concessionária CSG, a operacionalização do free flow conta com diversas frentes e equipes de trabalho do governo do Rio Grande do Sul, como a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS), a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). Essa mobilização permite uma integração entre os sistemas e bases de dados para a identificação e consulta dos veículos. 

Como funciona 

Os pórticos identificam os veículos no sistema, com dados como placa e eixos rodantes e suspensos, entre outros. O condutor terá várias alternativas para fazer o pagamento da tarifa para a concessionária, desde o meio físico (totens em bases operacionais ao longo das rodovias e locais conveniados) até o digital (aplicativo e site, entre outros). O período para pagamento é de até 15 dias depois que passar pelos equipamentos.   

O número da placa e o dia em que o condutor circulou na estrada são as principais informações para efetuar o pagamento. Para os veículos que possuírem tag (adesivo no para-brisa), o pagamento será automático e o usuário não precisará efetuar qualquer ação. Além disso, contará com desconto de 5% para todas as categorias de veículos.  

Usuários frequentes também poderão ter descontos progressivos, começando em 5% e podendo chegar a 20%, dependendo da frequência de passagens pelo pórtico.  

Bloco 3 

O conjunto de estradas concedidas representa 271,5 quilômetros. A concessão de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões por parte da concessionária CSG, em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros); implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas; ampliação da segurança viária e sinalização; atendimento 24 horas e manutenção; entre outras ações. 

O cronograma de obras das rodovias do Bloco 3 prevê a conclusão de 31,62 km de duplicações em trechos da ERS-122 (Caxias do Sul), ERS 240 (Montenegro), ERS 446 (São Vendelino), RSC 453 (Garibaldi, Farroupilha e Bento Gonçalves) até 2025.

Para 2026, estão previstos 23,43 km de duplicações concluídas na BR 470 (Bento Gonçalves) e ERS 122 (São Vendelino e Farroupilha).

Localização dos pórticos    

Os pórticos estão sendo posicionadas em quilômetros próximos aos apontados previamente no contrato de concessão do Bloco 3 – onde, originalmente, seriam instaladas praças de pedágio. A quilometragem das rodovias está sujeita a alterações. 

  •  ERS-122 / km 108 – em 15 de dezembro/2023 
  •  ERS-122 / km 151 – em fevereiro/2024 
  •  ERS-446 / km 6 – em fevereiro/2024 
  •  ERS-122 / km 45 – em fevereiro/2024 
  •  ERS-240 / km 30 – em fevereiro/2024 
  •  ERS-122 / km 4 – em fevereiro/2024 

Saiba mais sobre o free flow em parcerias.rs.gov.br/free-flow  

Texto: Lucas Barroso e Raquel Schneider/Ascom Separ
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

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