Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Frente a Frente entrevista a advogada e ex-desembargadora Maria Berenice Dias

Publicação:

Os direitos do grupo LGBT, que inclui lésbicas, gays e bissexuais, ainda não estão previstos nas leis brasileiras. Por isso, temas como o casamento do mesmo sexo e a adoção de crianças por um casal homoafetivo geram grandes dramas para os indivíduos, que querem ver reconhecidas e expressas as suas vontades. Para discutir a temática, o Frente a Frente desta quarta-feira (9), às 20h, na TVE, recebe uma das líderes do movimento que tenta criar o Estatuto da Diversidade Sexual no país: a advogada e desembargadora aposentada Maria Berenice Dias.

Ela foi a primeira mulher a se tornar juíza e desembargadora no Estado. Conhecida por seu trabalho na defesa dos direitos dos homossexuais, a advogada formada pela UFRGS fazia parte do Tribunal de Justiça do RS quando o órgão foi o primeiro do país a reconhecer uma união estável entre um casal do mesmo sexo, em 2011.

No programa, o apresentador Vitor Dalla Rosa recebe, como entrevistadores convidados, os jornalistas Gabriel Galli, cofundador do Coletivo Frida; Nanni Rios, do Programa Gay, da Rádio Mínima Online; e Asaph Borba, da Live Comunicações.

O programa também pode ser conferido na madrugada de quarta-feira (9/9) para quinta (10/9), à 00h40.

Texto: Clarice Passos/TVE
Edição: Cristina Lac/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul