Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Frente fria pode provocar temporais nas regiões Oeste e Fronteira

Publicação:

A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) divulgou aviso meteorológico alertando para a possibilidade de temporais no Oeste e na Fronteira com o Uruguai. Há riscos de altos volumes de chuvas, descargas elétricas, granizo e rajadas fortes de vento. Nesta quarta-feira (12), a frente fria deve avançar reforçada por um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, também aliada à umidade que vem da Amazônia.

A chuva começa na Fronteira e ao longo do dia vai se espalhando pelo estado com risco de temporais, especialmente no Centro-Sul gaúcho. Na Metade Norte, a chuva chega entre a tarde e a noite, mas também pode vir com temporais. O calor deve se reduzir.

Na quinta (13), aumenta o risco de temporal no Oeste com avanço isolado. As áreas de maior risco são as próximas de Uruguaiana, Quaraí, Santana do Livramento e parte da Campanha até o Sul. Nas outras áreas, as pancadas podem ser fortes, mas isoladas. Os picos de calor da semana são nesta terça e sexta-feira (14) quando o tempo volta a registrar temperaturas acima dos 36°C.

Na sexta, o tempo continua instável e as chuvas mais fortes podem aparecer na parte mais ao Sul.

Condições hidrológicas

Os últimos dias foram de pouca chuva nas bacias gaúchas, portanto, os principais rios encontram-se estáveis ou dentro dos limiares de observação. Entre a noite desta terça e quinta (13) estão previstos volumes significativos em algumas bacias da região Sul, entre elas, Quaraí, Santa Maria, Ibicuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Negro, Mirim-São Gonçalo e Camaquã. Em função dos volumes previstos, os meteorologistas indicam a condição de atenção nestes locais, com destaque para a bacia do Quaraí.

Texto: Catarina Gomes/Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul