Frutas Tropicais será o tema de Dia de Campo
Publicação:
A Emater/RS de Nonoai, o Profruta/RS, e a secretaria municipal da Agricultura, promovem o 1º Dia de Campo de Frutas Tropicais, na próxima quinta-feira (12), às 14horas. O diretor-administrativo da Emater, Afonso Hamm, participa do evento que acontece na propriedade do agricultor João Kobiack, na comunidade da Chalana. Serão repassadas técnicas de produção de mudas de abacaxi e de banana, além de informações sobre as características da propriedade. Os técnicos da Emater, de Santa Rosa, Lírio Traesel, do Regional de Erechim, Luis Busata e Celso Levandoski, de Nonai serão os palestrantes.
Cerca de 30 técnicos da Emater/RS dos municípios às margens do Rio Uruguai, que apresentam microclima apropriado para o desenvolvimento destas culturas, estarão participando do evento, além de agricultores interessados no tema. As condições de clima, solo e meio-ambiente no Estado para a produção de frutas de clima temperado, subtropical e de clima quente, é excelente. Queremos potencializar, por meio do Profruta/RS, a produção para abastecer o mercado interno, atualmente importador, e o externo também. Colocar a fruticultura como alternativa de renda na pequena propriedade avalia Hamm.
A região de abrangência do escritório do Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, atualmente com 50 municípios, conta com seis hectares de abacaxi, produzindo 55 toneladas da fruta, e 19 hectares de banana, com produção de 256 toneladas, referente à safra 2003. A produção é comercializada nos próprios municípios e em Santa Catarina.
De acordo com o técnico da Emater/RS-Ascar, Luis Busata, o Dia de Campo de Frutas Tropicais tem como objetivo mostrar e divulgar a atividade para agricultores que têm condições e potencial de aproveitamento de áreas as margens do Rio Uruguai para a implantação de pomares. O programa Profruta/RS, do governo do Estado, também tem incentivado a produção de frutas na região.