Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação de Economia e Estatística lança Carta de Conjuntura de novembro

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 13.11.2014: FEE divulga a Carta de Conjuntura do mês de novembro. Foto: Andressa Moreira/Especial Palácio Piratini
Relatório divulgado pela FEE aponta que Porto Alegre, São Leopoldo, Caxias do Sul e Novo Hamburgo têm capacidade muito alta de - Foto: Andressa Moreira

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) lançou, nesta quinta-feira (13), a edição do mês de novembro da Carta de Conjuntura FEE, com artigo de capa assinado por Fernando Maccari Lara, que tem como tema: As Condições Externas Justificam um Ajuste Excessivo? Na contracapa, o geógrafo e pesquisador da FEEE Iván G. Peyré Tartaruga fala sobre o tema Onde está o Potencial de Inovação do Rio Grande do Sul? O estudo resultou em uma rede de cidades gaúchas com as melhores condições para a geração de inovações.

Lara aborda as restrições ao crescimento da economia brasileira impostas pela crise internacional e pela condução da política econômica interna. O economista aponta que, até o momento, o cenário externo não justifica um ajuste excessivo. "A idéia do texto foi discutir a necessidade ou não de um ajuste recessivo da política econômica para o próximo governo”, explicou.

Iván destacou os municípios gaúchos com melhores condições para lançar produtos diferenciados. "A inovação acontece nas cidades, nas grandes metrópoles, onde se percebe as melhores condições para a geração de inovações em produtos e processos produtivos. No Rio Grande do Sul destacamos Porto Alegre, São Leopoldo, Caxias do Sul e Novo Hamburgo com capacidade muito alta de inovação", disse Iván.

Outros assuntos também são destaques nesta edição: Produção, Emprego e Salário na indústria Brasileira e na Gaúcha, do economista André Luis Contri; e O Comportamento recente da População Economicamente Ativa na Região Metropolitana de Porto Alegre, do estatístico Rafael Bassegio Caumo.

A edição reúne outros artigos: Qualificando Populações Vulneráveis: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Programa Brasil Sem Miséria, da socióloga Maria Mercedes Rabelo, A Mobilidade Urbana e os Atropelamentos com Mortes em Porto Alegre, do sociólogo Salvatore Santagada, e, por fim, Conseqüências Preocupantes da Expansão e Acelerada da Soja, da economista Clarisse Chiappini Castilhos.

A Carta de Conjuntura FEE teve seu primeiro número divulgado em maio de 1991. É uma publicação mensal, que tem por objetivo analisar as questões mais importantes da conjuntura econômica nacional e regional. Este número da Carta pode ser acessado através do site.

Texto: Luciana Alcover
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul