Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore disponibiliza livro em site

Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore disponibiliza livro em site

O livro Releituras da História do Rio Grande do Sul, lançado pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) e a Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), está disponível na página da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A publicação é resultado da parceria entre as duas instituições que estão comprometidas com o resgate da riqueza histórica regional e com a reflexão em torno dos processos econômicos, políticos, sociais e culturais vividos no Estado.

A obra, de acordo com os organizadores, Claudio Knierim - diretor técnico da FIGTF, e Sandra Carel - professora de História da Fapa, apresenta uma nova abordagem da história do Estado e reconhece a multiplicidade dos caminhos que constituem a formação da sociedade gaúcha. Releituras da História do Rio Grande do Sul também será distribuído eletronicamente para os alunos e professores de História da Fapa; professores de História da Rede Pública do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc); Associação dos Professores Universitários de História durante o Encontro Estadual da categoria que acontece, em julho, em Rio Grande.

O livro está disponível para consulta na Biblioteca Glaucus Saraiva, na sede da fundação. Em breve também estará à disposição no site da instituição www.igtf.rs.gov.br. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Museu Júlio de Castilhos, Corag, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Associação de Amigos do IGTF (AATF) e historiadores convidados. Para fazer download do arquivo, basta acessar www.sedac.rs.gov.br, clicar no banner Vox:2 - Mundo Digital.

Texto: Rita Escobar
Foto: Bruna Cabrera/Especial