Governo do Estado vistoria investimentos de mais de R$ 12,9 milhões em hospitais de Santa Cruz do Sul
Recursos do Programa Avançar Mais na Saúde foram destinados a obras e equipamentos nos hospitais Ana Nery e Santa Cruz
Publicação:
O governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (26/6), visitas técnicas aos hospitais Santa Cruz e Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, que receberam, juntos, R$ 12,9 milhões em investimentos estaduais para obras e equipamentos, por meio do Programa Avançar Mais na Saúde. As agendas contaram com a presença do vice-governador Gabriel Souza e da secretária da Saúde, Lisiane Fagundes.
O vice-governador destacou que os investimentos reforçam a estratégia do governo do Estado de qualificar a rede hospitalar regional e ampliar o acesso da população a serviços de média e alta complexidade. “Os investimentos que estamos realizando na saúde estão fortalecendo os hospitais que são referência em suas regiões e garantir que a população tenha acesso a serviços cada vez mais qualificados perto de casa", afirmou Gabriel.
"O Hospital Santa Cruz e o Hospital Ana Nery exercem um papel fundamental para todo o Vale do Rio Pardo e, por isso, estamos investindo tanto em infraestrutura quanto em tecnologia e equipamentos, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo mais qualidade para pacientes e profissionais de saúde”, complementou o vice-governador.
A secretária da Saúde ressaltou que as visitas aos hospitais Ana Nery e Santa Cruz reforçam o compromisso da Secretaria da Saúde (SES)com o fortalecimento da rede hospitalar e com a qualificação permanente da assistência prestada à população. “O Hospital Santa Cruz tem um papel estratégico como referência para toda a região do Vale do Rio Pardo, atendendo milhares de pessoas e contribuindo de forma decisiva para o acesso a serviços de média e alta complexidade. Nosso objetivo é manter o diálogo próximo com as instituições, conhecer suas demandas e construir soluções conjuntas que garantam um atendimento cada vez mais resolutivo, humanizado e de qualidade para os gaúchos”, disse Lisiane.
Investimentos no Hospital Santa Cruz
Apenas no Hospital Santa Cruz, vinculado à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foram investidos R$ 8,3 milhões. Os recursos financiaram a qualificação do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com a aquisição de equipamentos como torres de vídeo para o centro cirúrgico, entregues em março de 2026, angiógrafo, monitores de sinais vitais, entre outros.
Também foi reforçada a estrutura do hospital com a nova unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica, inaugurada em dezembro de 2024. Reformada e ampliada com recursos do Avançar Mais na Saúde, ela conta com quatro leitos destinados ao SUS. O programa ainda financiou a compra e a instalação de equipamentos para a unidade, bem como para a nova UTI adulta.
O Hospital Santa Cruz também recebe R$ 19,9 milhões anuais de outro programa do Estado, o Assistir, que repassa recursos aplicados em serviços hospitalares, atendimentos de urgência e emergência e nos ambulatórios de gestação de alto risco, cirurgia geral, cardiologia clínica e cirurgia vascular, entre outros. Em outubro de 2025, a maternidade de alto risco foi um dos 62 novos ambulatórios incorporados ao Assistir com recursos do Programa SUS Gaúcho.
Recursos para o Hospital Ana Nery
No Hospital Ana Nery, os R$ 4,6 milhões repassados pelo Avançar Mais na Saúde financiaram as obras de ampliação do centro cirúrgico. Outro investimento do programa foi a compra de equipamentos para o local, além da aquisição e instalação de um acelerador linear, equipamento de ponta mais utilizado na radioterapia externa, que permite maior precisão e oferece mais conforto para os pacientes.
A instituição também recebe incentivos do Assistir para os serviços do ambulatório especializado de oftalmologia, a realização de exames oncológicos e por possuir leitos de UTI e de unidade de cuidados intermediários. Ao todo, o Assistir repassa R$ 6 milhões por ano ao Hospital Ana Nery.
Texto: Ascom SES e Ascom GVG
Edição: Secom