Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação de Proteção Especial lança livro sobre Práticas Restaurativas

Publicação:

FPE
Práticas Restaurativas são técnicas utilizadas para a resolução de conflitos de forma pacífica e construtiva - Foto: Bruna Maia

 A Fundação de Proteção Especial realizou, nessa quinta-feira (12), o lançamento do livro 'Práticas Restaurativas - Aproximações e Distanciamentos no contexto do Acolhimento Institucional - A Experiência da Fundação Proteção'. O evento ocorre no auditório da sede administrativa, onde os autores autografaram e distribuíram exemplares para os convidados.  

As Práticas Restaurativas são técnicas utilizadas para a resolução de conflitos de forma pacífica e construtiva, através do diálogo. A FPE vem aplicando esses conceitos no âmbito institucional desde 2015, para solucionar divergências, tanto entre os acolhidos como entre os trabalhadores.

Além do atendimento, que trabalha com os Círculos Restaurativos, foram desenvolvidas diversas atividades de qualificação profissional, como palestras, seminários, cine-fórum e grupo de estudos e trabalho envolvendo a proposta da Justiça Restaurativa. A publicação lançada pela Fundação Proteção traz artigos teóricos sobre o tema e relatos da experiência prática de servidores, formados como Facilitadores de Práticas Restaurativas.

Para o presidente da FPE, José Luis Barbosa, “a implantação das Práticas Restaurativas na FPE superou todas as expectativas. Sem dúvida posso lhes afirmar: essa é uma metodologia transformadora. Mais do que diminuir conflitos, as Práticas Restaurativas estão auxiliando no aspecto humano e motivacional da Fundação de Proteção Especial”.

A chefe do Núcleo de Qualificação Profissional e co-autora do livro, Fabiana Nascimento de Oliveira, disse que “o momento é significativo, pois traduz todo o esforço e trabalho feito por aqueles que acreditam nas Práticas Restaurativas como uma ferramenta de auxílio nas relações entre servidores e acolhidos”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, cumprimentou os servidores pela implantação do projeto. 
 
Texto: Sérgio Garcia/ Ascom FPE
Edição: Léa Aragón/ Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul