Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gabinete de Políticas Sociais entrega mais de 700 peças de roupas à FASE

Publicação:

Entrega de roupas a adolescentes da FASE
Secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, repassou as doações à instituição - Foto: Karine Viana

O presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS), Robson Luiz Zinn, recebeu, na tarde desta quinta-feira (25), na sede administrativa, a secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, acompanhada da secretária adjunta da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Elizabeth Rosa Pereira. Na ocasião, foram doadas 706 peças de roupas para adolescentes internos na instituição.

Por meio de parceria, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) repassa roupas novas doadas pelo Instituto Lojas Renner. Na última semana,  foram entregues 2 mil peças à Central de Doações do Estado, além de 400 peças infantis para a Fundação de Proteção Especial (FPE). Do total destinado à FASE, foram 588 peças masculinas, 80 femininas e mais 40 acessórios.

Durante a visita, a secretária Maria Helena Sartori fez referência à campanha Escolha o Destino, que incentiva doações para os fundos estaduais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. O objetivo é informar e conscientizar a população para a possibilidade de fazer doações que podem ser deduzidas do Imposto de Renda devido, dentro dos limites estabelecidos pela legislação federal.

O presidente da FASE destacou o trabalho desenvolvido pela Fundação e seus resultados na reinserção do jovem na sociedade. "As pessoas não conhecem o sistema socioeducativo e discutem a redução da maioridade penal sem saber efetivamente o trabalho que se desempenha aqui na ponta. Por mais que as nossas demandas sejam de difícil construção, nós temos resultados positivos. Enquanto o sistema penal adulto tem uma reincidência de 70%, nós trabalhamos com resultados em torno de 30%", ressaltou.

A secretária adjunta da Justiça e dos Direitos Humanos lembrou que nesta época do ano os adolescentes muitas vezes chegam à FASE com apenas uma peça de vestuário - aquela que está no corpo. "E o Estado precisa adquirir mais  roupas. Então, no momento em que recebemos as doações da Campanha do Agasalho, além de estarmos cumprindo com o nosso dever social, estamos elevando a autoestima dos jovens", disse Maria Elizabeth.

Também participaram da cerimônia de doação a diretora do Departamento de Justiça da SJDH, Nádia Gerhard, os diretores administrativo, socioeducativo e de qualificação profissional e cidadania da FASE, José Reus, Andre Severo e Ledi Teixeira, respectivamente, além da coordenadora da Unidade de Execução Técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento na FASE, Claudete Lima.

Após a visita à sede administrativa, a secretária Maria Helena Sartori foi até o Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), situado na Vila Cruzeiro. No local, foi recebida pela diretora da unidade, Malena Bello Ramos.

Texto: Marcelo Vaz/Ascom-FASE/RS
Edição: Rui Felten/CCom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul