Gabinete Digital promove painel com especialistas em democracia e participação digital
Publicação:
As perspectivas da democracia e da participação popular em um ambiente desintermediado e hiperconectado será o tema do painel promovido pelo Gabinete Digital, nesta sexta-feira (27), às 14h, no Conexões Globais 2.0. O objetivo do debate, além de apontar iniciativas inovadoras ao redor do mundo, é discutir novos modelos de arquiteturas de escolha.
A exemplo do projeto All Our Ideas, da Universidade Princeton, o Gabinete Digital criou um sistema inovador de votação para as propostas recebidas, por meio da ferramenta Governador Pergunta. A iniciativa rendeu elogios do criador do projeto americano, o estudioso Matthew Salganik, que inclusive já fez pesquisas com Tony Bowden. Em seu blog, ele comparou o Governador Pergunta com o Open for Question, do governo Barack Obama. Embora ambos tenham o objetivo de aumentar a participação popular na gestão pública, para ele, o sistema brasileiro superou a iniciativa americana por ser mais resistente a manipulações.
O painel também pretende nortear a formatação de um acordo de cooperação entre pesquisadores locais, Governo do Estado e sociedade civil, como uma rede de apoio a iniciativas e reflexão sobre o tema. Na programação do Conexões Globais 2.0, ainda estão discussões sobre dados abertos, limites da democracia representativa e mobilização social pela internet. A programação completa está disponível no site: www.conexoesglobais.com.br.
Conheça os debatedores:
Tony Bowden - Ativista internacional da organização inglesa sem fins lucrativos mySociety (www.mysociety.org). É responsável por criar os principais websites focados em participação democrática do Reino Unido, ente eles o TheyWorkForYou, WhatDoTheyKnow e o FixMyStreet. O papel de Bowden é encorajar grupos e governos de outros países a criarem seus mecanismos de participação e transparência, principalmente no leste e centro da Europa.
Boris Webber - Coordenador do programa ICT4Gov, de soluções em tecnologia da informação e comunicação para governança, e da rede global Vozes Contra Corrupção (Voices Against Corruption). Entre as ações do ICT4Gov está o estudo e monitoramentode de ferramentas de redes sociais que podem aumentar a participação cidadã através de uma relação direta entre governo e sociedade.
Aaron Shaw - Pesquisador em internet e sociedade da Universidade de Harvard.
Thiago Carneiro Peixoto - Consultor do Banco Central que assessora o Governo do Estado na implantação do Sistema Estadual de Participação Cidadã.
Texto: Thaís Rucker
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305