Gabriel Souza cumpre agendas de desenvolvimento econômico e sobre primeira infância em São Paulo
Governador em exercício esteve na Couromoda e na Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Publicação:
O governador em exercício, Gabriel Souza, participou da abertura da 49ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda (Couromoda), em São Paulo, nesta segunda-feira (16/1). O evento, que ocorre até quarta-feira (18/1), reúne compradores estrangeiros, além de lojistas de todo os estados brasileiros, com destaque para o Rio Grande do Sul. Além de estandes das grandes marcas gaúchas, há o Estação Moda RS, iniciativa do SebraeRS que engloba 15 empresas – aumento de 25% em relação à edição passada – e conta com o apoio do governo do Estado.
Gabriel visitou os estandes acompanhado da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Diogo Leuck, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. “Fiz questão de trazer o meu abraço, em nome do governador Eduardo Leite, e reforçar o apoio do governo ao segmento. A nossa presença na feira simboliza o reconhecimento e o compromisso com eventuais políticas públicas que possam contribuir com o desenvolvimento e o fomento à economia do setor”, destacou.
O governador em exercício lembrou que o Rio Grande do Sul é o estado que mais exporta calçados em valor total em dólares e o segundo colocado em número de pares confeccionados. “O setor coureiro-calçadista é um orgulho para todos nós, com seus produtos diferenciados e de extrema qualidade”, ressaltou.
Primeira infância
Durante a tarde, Gabriel debateu o tema da primeira infância durante suas agendas na capital paulista. A pauta aconteceu no mesmo dia em que foi publicado o decreto que formaliza a criação do Gabinete Coordenação de Programas e Projetos Especiais no Estado.
Ele participou de um encontro com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), da qual é membro desde 2019, e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV). A primeira infância é um dos projetos que estão sob a coordenação do Gabinete do Vice-Governador.
O governo criou recentemente um comitê estadual intersetorial que será o responsável pela elaboração do Plano Estadual pela Primeira Infância. "Ao incluirmos este assunto em nossos projetos estratégicos, estamos sinalizando que se trata de uma prioridade para o governo. Ao investirmos nas nossas crianças, estamos também enfrentando questões como a desigualdade e a insegurança alimentar", destacou Gabriel.
A diretora de Conhecimento Aplicado da FMCSV, Marina Chicaro, apresentou números relativos a crianças de zero a seis anos – período que compreende a primeira infância –, como o indicador que aponta que 53,25% dos óbitos ocorridos até um ano de vida são de causas evitáveis.
Marina destacou a importância de o Rio Grande do Sul dar prioridade ao tema. "O Estado pode ser protagonista nesta agenda, colaborando com os municípios, por meio da criação de políticas de financiamento, melhoria da capacidade técnica, apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e apoio na realização de Busca Ativa Escolar", comentou.
Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Secom