Gabriel Souza destaca investimentos do governo na Região Noroeste durante abertura da Indumóveis, em Santa Rosa
O evento foi precedido pelo painel "Rio Grande do Sul do Futuro: ações para o desenvolvimento da Região Noroeste"
Publicação:

Gabriel Souza encerrou a semana como governador em exercício em Santa Rosa, onde participou da abertura oficial da Indumóveis, feira de construção e mobiliário da Região Noroeste que teve início nesta sexta-feira (16/5). O evento, realizado no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, foi precedido pelo painel “Rio Grande do Sul do Futuro: ações para o desenvolvimento da Região Noroeste”, apresentado por Gabriel.
Durante a abertura da feira, Gabriel destacou a importância do setor moveleiro e da construção civil na economia gaúcha. “O Estado que está de pé, com a economia pujante, precisa muito desses setores, são fundamentais para o desenvolvimento em diversos setores. Eu e o governador Eduardo Leite gostamos de estar no interior para poder ouvir as pessoas, ouvir os empreendedores, os trabalhadores, entender suas angústias, suas demandas e também prestigiá-los dentro das suas capacidades de trabalho”, frisou.
Gabriel também visitou os expositores da feira que ocorre desde 2006 e reúne empresas de diferentes áreas, como mobiliário, arquitetura, engenharia, design e construção civil. “Essa é uma feira que mostra a força do trabalho do homem e da mulher aqui da Região Noroeste do Estado. Só o setor moveleiro gera quase 40 mil empregos, um polo exportador, um dos maiores polos moveleiros do Brasil, de alta qualidade e que certamente incentiva a geração de emprego, renda, aquecimento da economia”, destacou.

Painel Rio Grande do Sul do Futuro
Antes da abertura oficial da Indumóveis 2025, Gabriel Souza apresentou o painel “Rio Grande do Sul do Futuro: ações para o desenvolvimento da Região Noroeste”, na qual apresentou as principais iniciativas do governo estadual voltadas à promoção do crescimento econômico e à melhoria da infraestrutura na região. Ressaltou a importância de estar com as contas em dia para conseguir fazer tantos avanços, inclusive investimentos. “A virada de chave começa em 2021, quando o investimento começa a crescer e chegamos a 11% de investimentos em relação à receita corrente líquida. Melhoramos em qualidade de vida, em competitividade e hoje somos o primeiro estado brasileiro em inovação e eficiência da máquina pública”, afirmou.
Em relação às soluções para o setor do agro, Gabriel destacou o Supera Estiagem, criado para mitigar os efeitos das secas sobre as lavouras gaúchas. A iniciativa inclui o repasse de R$ 46,7 milhões, via Fundo a Fundo, para municípios afetados, além de melhorias no Sistema de Outorga de Água, facilitando o acesso à irrigação.
Gabriel também detalhou o Irriga + RS, programa que incentiva a implantação, ampliação e modernização de sistemas de irrigação, bem como a construção de reservatórios e cisternas. O Estado oferece subsídios de até R$ 100 mil por produtor para projetos de irrigação. As inscrições foram prorrogadas até o dia 29 de julho.
Texto: Dayanne Rodrigues/Ascom GVG
Edição: Éder Kurz/Secom