Galeria de Memórias da Campanha do Agasalho está no shopping Iguatemi
Publicação:

A Galeria de Memórias da Campanha do Agasalho pode ser vista a partir desta segunda-feira (27) no shopping Iguatemi, em Porto Alegre. A mostra itinerante busca incentivar a doação de roupas para a campanha, contanto histórias que estão por trás de peças doadas por personalidades de destaque no cenário cultural, empresarial, jornalístico e esportivo do Rio Grande do Sul.
A mostra traz agasalhos doados pelo empresário Dado Bier, pela jornalista Rosane Marchetti, pelas atrizes Glória Menezes e Larissa Manoela, pelos jogadores Valdívia, do Internacional, e Pedro Geromel, do Grêmio, pelo bicampeão paralímpico e melhor jogador de futebol 5 do mundo, Ricardinho Alves, pelo humorista Jair Kobe, que interpreta o Guri de Uruguaiana, pela modelo e apresentadora Ana Hickmann, pela recepcionista e guia do Palácio Piratini, Ângela Chaves do Santos, pelo apresentador Pinheiro Machado e pelo comunicador Marcos Piangers.
Cada roupa está acompanhada de um texto que conta a história da peça doada. Segundo a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, a intenção é mostrar que cada agasalho tem um significado. "As roupas nos acompanham ao longo do tempo. Assim como têm importância para nós, elas podem fazer parte da vida e ter significado para outras pessoas", explicou.
A exposição pode ser visitada no 2º andar da expansão do shopping Iguatemi até 15 de julho. A Campanha do Agasalho 2016 tem apoio da Grupo Zaffari e da CMPC Celulose Riograndense e patrocínio da Braskem.
Campanha do Agasalho 2016
A campanha foi lançada em 31 de maio, no Palácio Piratini, com o tema Doe com Amor. Neste ano, a ideia é incentivar a doação de peças em boas condições de uso. "Em 2015, a solidariedade das pessoas contribuiu para que não faltassem agasalhos, cobertores e alimentos, especialmente para atender aos desabrigados pelas chuvas. Agora, estamos mais uma vez contando com a colaboração da população, lembrando que a doação deve ser um ato de amor e que as peças doadas devem não só aquecer, mas também fazer parte da história de vida de quem as recebe”, disse Maria Helena Sartori.
Onde doar
A Defesa Civil do Estado recebe peças na Central de Doações, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre). Demais pontos de coleta estão distribuídos nos supermercados do Grupo Zaffari e Bourbon, nos quartéis do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar, nas rodoviárias municipais, nas agências do Banrisul e do Banco do Brasil, Shopping Total, Viva Open Mall, Shopping Center Iguatemi e Barra Shopping Sul.
Texto: Sílvia Lago
Edição: Léa Aragón/Secom