Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Glória Iriart completa 50 anos de carreira e faz show comemorativo na CCMQ

Publicação:

Gloria Iriart 2016   fotos Juliano Blota (12)
A artista, uma representante das chamadas ‘cantoras do rádio’, está mais ativa que nunca e traz uma bagagem respeitável - Foto: Juliano Blotta

A cantora Glória Iriart comemora 50 anos de carreira com show na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) nesta sexta-feira (28). A artista, uma representante das chamadas ‘cantoras do rádio’, está mais ativa que nunca e traz uma bagagem respeitável e novas perspectivas, como sugere o mundo contemporâneo. Os ingressos custam R$ 25 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação, ou antecipadamente pelo telefone 51 98161-2598. 

Ela sobe ao palco acompanhada dos seguintes músicos: Everson Vargas (baixo), Luis Henrique / New (piano) e  Ricardo Arenhaldt (bateria).  No repertório, canções como All the way (Jimmy Van Heusen), Beatriz (Chico Buarque) e Feito um picolé no sol (Nico Nicolaiewsky). 

Radamés Gnattali, Agostinho dos Santos, Gonzaguinha, Maria Creuza, Zé Gomes, Elis Regina, Sérgio Napp e tantos outros artistas que brilharam nas mesmas décadas que Glória foram seus colegas, amigos, incentivadores. Radamés Gnattali chegou a compor o arranjo de uma música especialmente para ela. 

Glória ainda era menina quando começou a cantar no programa 'Clube do Guri' da Rádio Farroupilha, classificando-se, aos 10 anos de idade, para a final do concurso de melhor cantora do ano. Venceu inúmeros concursos e representou, na década de 1960, o Rio Grande do Sul entre os três primeiros colocados no programa 'A Grande Chance', apresentado na TV Tupi, no Rio de Janeiro, por Flávio Cavalcanti. 

Entre 1968 e 1978, radicou-se no Rio de Janeiro, dividindo o palco com nomes como Clara Nunes, Maria Creuza, Serguei e Gonzaguinha. No Canecão, realizou temporada de 45 dias, sendo sucedida por Maysa. Neste período Glória desenvolveu sua carreira, fazendo parcerias com grandes nomes do cenário musical brasileiro como o violonista Roberto Paciência e o compositor Radamés Gnattali. Após seu retorno para Porto Alegre, nos anos 1980, Glória dá sequência a seu trabalho e faz parcerias com compositores e músicos locais e apresenta shows a convite de projetos particulares, espaços culturais, casas de shows e instituições como Santander Cultural, Casa de Cultura Mario Quintana, Theatro São Pedro, SESC RS. 

SERVIÇO 

Show Glória Iriart – 50 anos de carreira.

Quando: sexta-feira (28), às 20h.

Onde: Sala Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736). 

Ingressos: R$ 25 na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação, ou antecipadamente pelo telefone 51 98161-2598. 

Texto: Darlene Silveira/ Ascom Sedactel
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul