Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador

Eduardo Leite

Nascido em Pelotas, em 10 de março de 1985, Eduardo Leite começou cedo a trajetória na política. Foi prefeito de sua cidade natal entre 2013 e 2016. Antes disso, foi secretário municipal, vereador e presidente da Câmara Municipal.

Como prefeito, modernizou a gestão, priorizando a austeridade fiscal e, assim, garantindo o equilíbrio das contas. Terminou o mandato com 87% de aprovação popular nas pesquisas de opinião.

Em seu primeiro mandato de governador do Rio Grande do Sul, a partir de 2019, aprovou as mais profundas reformas administrativa e previdenciária, incluindo a previdência de militares, entre os Estados brasileiros. Além disso, o governo priorizou o ajuste fiscal e o equilíbrio das contas. Depois de 57 meses de salários do funcionalismo atrasados, o Estado passou a pagar os servidores em dia, cumprindo os repasses a hospitais e a fornecedores. À frente do Executivo estadual, investiu em um rígido controle das despesas e em medidas para a modernização da receita.

Em junho de 2021, lançou o programa Avançar, que direcionou R$ 6,5 bilhões em investimentos em iniciativas para acelerar o crescimento econômico e melhorar a qualidade da prestação de serviços à população. Outros destaques da primeira gestão foram a agenda de privatizações e concessões e o programa RS Seguro, que reduziu os índices de criminalidade.

Formado em Direito, estudou políticas públicas na Columbia University, em Nova York (EUA). Elegeu-se para o segundo mandato de governador com 3.687.126 de votos (57,12% dos votos válidos) no segundo turno da eleição de outubro de 2022. 

 

Gabinete do Governador

Palácio Piratini
Praça Marechal Deodoro, s/nº
Centro Histórico
Porto Alegre - RS
90010-905
Telefone: (51) 3210-4339
Solicitação de agenda: agenda@gg.rs.gov.br ou chefia-gabinete@gg.rs.gov.br
Assessoria de imprensa do governador: juliano-rodrigues@secom.rs.gov.br; carlos-moreira@secom.rs.gov.br; thamiris-mondin@secom.rs.gov.br.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul