Governador abre a Feira das Flores e anuncia Encontros para o Desenvolvimento em Ivoti
Publicação:

O governador Tarso Genro afirmou que o município de Ivoti, localizado na região da Encosta da Serra, a 55 quilômetros de Porto Alegre, irá sediar, até o final do ano uma edição do Encontros para o Desenvolvimento. O anúncio foi feito durante a solenidade de abertura da 6ª Feira das Flores, na manhã de sábado (22), às 10h, que reúne 24 produtores de flores, além de expositores de artesanato, produtos coloniais e agroindústrias. Segundo Tarso, uma equipe do governo irá se reunir com representantes da prefeitura para um levantamento das necessidades da cidade até o dia 15 de novembro.
É um sistema que estamos implantando em todo o Estado com o objetivo de mapear as questões que podem ser solucionadas imediatamente e que dependem de ação do governo. E também as de médio e longo prazo que as comunidades estão desejando, explicou o governador. Tarso antecipou dois pontos que deverão ser tratados. A Rota Romântica ou a rota do amor, da beleza, das flores, e que precisamos ver com a Secretaria de Turismo o que é preciso para apoiar o sistema, e a situação da competitividade das flores da cidade no mercado exportador e no nacional.
A Feira das Flores ocorre no núcleo de Casas Enxaimel no bairro da Feitoria Nova. É realizada pela prefeitura, em parceria com a Associação de Floricultores da Rota Romântica (Aflorr), tem cursos, venda de flores e folhagens e mostra de jardins ao longo de mais de 1.350 metros quadrados de lonas piramidais. Na abertura oficial, teve a apresentação do Coral da EMEF Concórdia e da Camerata Ivoti e o lançamento do livro do 1º Concurso Literário.
Depois da visita à Ivoti, o governador esteve na XI Festival da Cana de Açúcar (Festcana), em Caraá, distante a 81 quilômetros de Porto Alegre. A Festcana visa incentivar a produção agrícola, o comércio e as potencialidades turísticas do Caraá e é uma festa com diversas atrações, shows, apresentação de escolas, violeiros, músicos locais, gastronomia típica da região, estandes com produtos do município, além de contar com engenho montado no local com produção de açúcar mascavo, rapadura e cachaça, juntamente com fornos de barro, com produção de pães, cucas e doces caseiros em geral, feitos na hora. Conta também, com degustação da famosa Pinga Azul, cachaça industrializada no Município.
Texto: Assessoria de Comunicação
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom