Governador confirma interesse do RS em sediar nova escola para formação e graduação de sargentos do Exército
Publicação:
Santa Maria está entre os oito municípios brasileiros cotados para receber a nova escola para formação e graduação de sargentos de carreira do Exército. Na manhã desta sexta-feira (18/9), em visita do vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general Joarez Alves Pereira Junior, que está fazendo o levantamento dos possíveis locais pelo país, o governador Eduardo Leite confirmou o interesse do Estado em receber o novo empreendimento.
“Há forte interesse e disposição do Rio Grande do Sul, que é um Estado com históricos laços com as Forças Armadas, em receber essa nova escola. Contem conosco para o que precisarem para viabilizar o investimento aqui”, destacou o governador.
O objetivo do Exército é construir uma escola única, capaz de agregar a atual formação de sargentos feita de forma descentralizada em 16 diferentes locais do país, reunindo cerca de 2,2 mil alunos.
O vice-chefe de Educação do Exército é quem está percorrendo as possíveis futuras sedes, entre elas Campinas (SP) e Três Corações (MG), por exemplo, para fazer levantamentos técnicos. É necessária uma área de 2 km² para a construção do prédio para as atividades teóricas próximo à área urbana do município e outros 50 km² em terreno anexo para as práticas ensino. O investimento é estimado em R$ 1 bilhão.
Segundo o general Joarez, nas próximas semanas deverão ser escolhidos os três locais que atendem a todos os pré-requisitos da escola para, depois, serem feitos projetos para cada área. Por fim, o governo federal tomará a decisão.
Leite destacou que em Santa Maria há um terreno da própria União que atende às exigências e que pode receber a escola, além de o município ter uma boa infraestrutura para receber os militares e professores com suas famílias.
“Santa Maria é uma cidade de médio porte, com mais de 300 mil habitantes, situada no coração do Rio Grande, em uma área muito bonita, com fácil acesso a todas as regiões gaúchas e com voos para a Capital, e estamos procurando viabilizar também para fora do Estado. A cidade tem um custo de vida relativamente baixo e reúne excelentes hospitais, inclusive um novo regional que está sendo muito bem equipado; uma universidade federal reconhecida, que é a UFSM; ótimas escolas; bons níveis de segurança pública; e está recebendo grandes investimentos em saneamento pela Corsan e em estradas e ruas tanto pelo Estado quando pela prefeitura. Estamos prontos para viabilizar de forma ágil as licenças ambientais e outros investimentos que sejam necessários”, afirmou o governador.
O presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo, e o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, que já havia recebido o representante do Exército no município, reforçaram que a iniciativa tem total apoio do Legislativo e da prefeitura. O comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf, também participou da reunião, realizada no gabinete do governador no Palácio Piratini.
Estado confirma interesse em sediar escola para formação de sargentos do Exército
Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Vitor Necchi/Secom