Governador confirma obras para melhorar áreas da segurança, educação, saneamento e habitação

sartori134444
Solenidade na manhã desta quinta-feira (13), no Palácio Piratini, contou com a presença do governador - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Foi com bom humor que o governador José Ivo Sartori simplificou um anúncio que parecia complicado: “Se estivéssemos falando de música, diria que estamos diante de um pot-pourri. Mas, na verdade, é uma reunião de várias secretarias e órgãos estaduais que têm os mesmos objetivos: melhorar a vida das pessoas. Porque é para isso que deve servir o poder público”.

Sartori se referia à solenidade na manhã desta quinta-feira (13), no Palácio Piratini, quando foram assinadas as ordens de início de obras em quatro grandes áreas: saneamento básico e fornecimento de água, habitação, educação e segurança pública. De acordo com o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, são 73 ações que vão beneficiar diretamente 37 municípios, num total de R$ 266 milhões. “Estamos atendendo à determinação do governador e trabalhando até o último dia da nossa gestão para, de forma integrada, prestar melhores serviços à população.”

Só para qualificar os sistemas de água e esgoto, a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) anunciou um investimento de mais de R$ 247 milhões em 14 municípios (veja aqui a lista completa). Os recursos vem da própria Corsan e também de financiamentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. Entre os serviços, estão previstas obras de ampliação das Estações de Tratamento de Esgotos de Canoas e Gravataí, incluídas dentro dos compromissos da PPP (Parceria Público-Privada) da Corsan. Conforme do diretor-presidente, Jorge Melo, “melhorar o abastecimento de água e o esgotamento sanitário é, sem dúvida, melhorar a saúde pública.”

Na área da habitação, cerca de 500 pessoas foram beneficiadas com a regularização fundiária da área Juliano Moreira, no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre. Dezoito famílias receberam o termo de regularização, que vai permitir o registro dos imóveis, uma conquista esperada há 30 anos.

Reformas em escolas e novo presídio

Durante a cerimônia, também foram anunciadas obras em 18 escolas da rede estadual, nos municípios de Porto Alegre, Crissiumal, Alvorada, Palmeira das Missões, Chuí, Gravataí, Ivorá, São Marcos, Serafina Corrêa, Poço das Antas, Faxinal do Soturno, Rio Grande, Agudo, São Borja, Cristal e Alegrete. O investimento total é de R$ 3.118.311,73, a maior parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mais especificamente do chamado salário-educação. Conforme a secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann, “qualquer obra, por menor que seja, é muito importante. Nós, educadores, sabemos muito bem disso.”

Outra confirmação importante foi a assinatura da ordem de serviço para início das obras da Cadeia Pública de Alegrete, que vai ter 286 vagas. Serão R$ 16,2 milhões de investimento, com recursos da União e contrapartida do Estado (saiba mais aqui). De acordo com o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, o sistema prisional é o elo frágil do esquema de segurança. “Está na raiz da violência e do crime, não apenas no nosso Estado, mas em todo Brasil. E o governador decidiu investir e fazer da nossa pasta uma prioridade.”

Também participaram do evento autoridades estaduais e municipais.

00:00:00/00:00:00

Assinadas ordens de serviço para início de obras em 37 municípios

Assinadas ordens de serviço para início de obras em 37 municípios Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Vanessa Felippe/Secom