Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador destaca crescimento do Estado no RS Mais Turismo em Cambará do Sul

Publicação:

06.06.2013 Cambará Eco Hotel
Cambará Eco Hotel - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

O governador Tarso Genro e a titular da pasta de Turismo do Estado, Abgail Pereira, participaram, na manhã desta quinta-feira (06), da 15ª edição dos encontros Regionais RS Mais Turismo, em Cambará do Sul. O evento, promovido pela Secretaria do Turismo (Setur), visa auxiliar no desenvolvimento de cada região e propor a realização de ações específicas para aumentar a competitividade.

De acordo com a secretária Abgail, os Encontros Regionais são uma estratégia elaborada no começo da gestão para identificar o estágio de desenvolvimento de cada região turística do Estado. Ao coletarmos as informações in loco, conseguimos elaborar o nosso Plano Diretor do Turismo, composto pelos de Desenvolvimento e de Marketing, que nos orientará para que possamos colocar Rio Grande do Sul em outro patamar de competitividade no mercado nacional e internacional. Hoje já podemos dizer que o Estado está alcançando este objetivo, pois estamos ajudando de forma decisiva para o seu desenvolvimento, disse.

Abgail acrescentou que a Setur trabalha nas regiões com o tripé da infraestrutura de acesso aos atrativos turísticos, da qualificação dos empreendimentos, dos gestores públicos e privados e dos profissionais, e do apoio à comercialização dos destinos. Somos exemplo no Brasil pela execução do Pronatec Copa na Empresa, que vem qualificando nossos profissionais para bem receber os turistas no megaevento que iremos receber no ano que vem. A qualificação é o legado que queremos deixar à população do Rio Grande, uma vez que estamos oferecendo 52 cursos em 16 municípios gaúchos, declarou.

Outro ponto destacado pela secretária foi o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) acessado a primeira vez pelo Estado. O Prodetur, segundo Abgail, é uma política que tem alcance de 30 anos, uma vez que por meio dele a Setur apontou o Corredor Turístico Porto Alegre - Campos de Cima da Serra para que possam ser acessados US$ 45 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para finalizar, a titular da pasta destacou que o turismo gaúcho vive um momento bastante promissor porque ele está inserido em um Estado que está crescendo. E o turismo está contribuindo para esse crescimento, pois temos a convicção que um destino só é bom para o turista se for bom para quem mora nele.

O governador Tarso Genro ressaltou o trabalho realizado pela secretária Abgail à frente da Secretaria do Turismo. Hoje, um jornal da Capital deu como manchete o crescimento do PIB do Rio Grande do Sul e o turismo tem um papel de destaque nesse dado.

Tarso afirmou que o Governo tem se preocupado em estabelecer relações com todas as prefeituras para proporcionar o bem público. Além disso, revelou que o Estado conseguiu captar R$ 4 bilhões junto ao Orçamento Geral da União para investimento em saneamento. As verbas serão liberadas conforme a execução de cada projeto até 2017. Nos próximos quatro anos, o Estado vai passar por um banho de saneamento, avaliou.

Com relação às obras estaduais, o governador revelou que todos os problemas que estamos enfrentando se referem a contratos mal elaborados, a empresas contratadas anteriormente e à ausência de projetos. No entanto, neste momento, temos 41 obras de acesso municipais prontas ou em andamento para serem entregues ainda este ano.

Segundo Tarso, o turismo é um elemento fundamental no desenvolvimento do Estado, pois por ele passam todas as transversalidades do Governo, como a liberação de crédito, a infraestrutura, a formação profissional e a gastronomia, entre outros. O turismo condensa um conjunto de ações governamentais, frisou.

No final de seu pronunciamento, o governador deu outra boa notícia aos moradores de Cambará do Sul. Na próxima semana, uma equipe do Governo vem até aqui para buscarmos as pessoas que ficaram desempregadas por causa do fechamento de uma fábrica da região e vamos colocá-las no programa RS Mais Igual para que não fiquem sem renda, anunciou.

Além do governador e da secretária Abgail, prefeitos da região dos Campos de Cima da Serra, deputados, secretários municipais de turismo e outras autoridades prestigiaram o evento.

Texto: Valeria Pereira
Foto: Barbara Paiva
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul