Ranolfo destaca equilíbrio fiscal e retomada da capacidade de investimento no balanço da gestão 2019-2022

52593946870 739fa461ad k
Governador Ranolfo apresentou balanço para jornalistas presentes no Palácio Piratini, mas também houve transmissão pela internet - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Ranolfo Vieira Júnior fez, nesta quinta-feira (29/11), um balanço da gestão 2019-2022 em entrevista coletiva concedida à imprensa. A apresentação, realizada no Palácio Piratini, foi acompanhada por jornalistas de forma presencial e também por transmissão online.

Ranolfo destacou o ajuste de contas e a retomada da capacidade de investimentos como os principais avanços da gestão. “Saímos de uma situação em que o Estado atrasava salários, devia para fornecedores, hospitais, municípios, e passamos para um momento em que botamos as contas em dia e pudemos implementar um programa de investimento, o Avançar, que aportou mais de R$ 6,5 bilhões em todas as áreas”, disse o governador.

52594141678 987443f53a k
"Pudemos implementar um programa de investimento que aportou mais de R$ 6,5 bilhões em todas as áreas”, lembrou Ranolfo - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O programa Avançar, entre outros investimentos, destinou R$ 2,8 bilhões para infraestrutura de logística e pavimentação; R$ 1,2 bilhões para a educação, R$ 990 milhões para a segurança pública e sistemas penal e socioeducativo e R$ 542 milhões para a saúde.

O alcance do equilíbrio fiscal que viabilizou os investimentos foi resultado de uma série de reformas estruturais aliadas aos programas de privatizações e concessões. A adesão ao Regime de Recuperação Fiscal também foi um dos marcos do governo.

A sustentabilidade fiscal, para Ranolfo, foi a premissa que norteou o governo e que vai encontrar continuidade na próxima gestão. “Em 42 dos últimos 50 anos o Estado fechou no vermelho. E, no nosso governo, estamos fechando com superávit pelo segundo ano consecutivo. Equilíbrio fiscal é fundamental porque é o que dá a sustentação para que o Estado possa prestar serviços à população, especialmente aqueles que fazem parte da atividade fim do Estado: saúde, segurança e educação”, disse o governador. Ranolfo lembrou ainda que estão sendo garantidos R$ 2 bilhões em caixa para a concretização dos projetos do Avançar na próxima gestão.

Segurança pública

O impacto das ações na segurança pública também foi lembrado na análise da gestão. A redução dos indicadores de criminalidade foi uma constante ao longo do governo. O governador Ranolfo, que ao longo de mais de três anos acumulou as funções de vice-governador e secretário da Segurança Pública, falou sobre o gerenciamento estratégico e territorializado da segurança, por meio do programa RS Seguro e dos investimentos na qualificação da estrutura física e de recursos humanos das forças de segurança, com entrega de viaturas, armamento e formação de novos policiais.

Os crimes contra a vida tiveram uma redução de 33% ao longo do governo. Foram 2.056 vidas preservadas entre 2018 e 2021. O roubo de veículos, como lembrou o governador, também teve uma redução expressiva. Em 2018 foram mais de 16 mil veículos roubados e, em 2021, o ano fechou com 4.935. A estimativa é de que em 2022 este número fique em cerca de 4,2 mil.

Saúde e estradas

Na área da saúde, o governo quitou as dívidas com prefeituras e municípios, que somavam mais de R$ 1 bilhão no início da gestão. Com o Avançar, foram investidos ainda R$ 542,7 milhões na estrutura da rede hospitalar e na qualificação dos serviços.

A infraestrutura rodoviária, essencial para a promoção do desenvolvimento econômico, também foi uma área evidenciada no balanço. Entre os destaques, a conclusão da duplicação da  ERS-118, a recuperação de cerca de 900 quilômetros de rodovias e a execução de inúmeros acessos municipais que eram aguardados há décadas. Em 2019, eram 62 municípios sem acesso asfáltico. Desses,  44 municípios encerram estão com acessos concluídos, em obras ou em fase de contratação.

Também estiveram presentes o secretário da Fazenda, Leonardo Busatto; o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; e o deputado estadual Mateus Wesp, líder do governo na Assembleia. A secretária de Comunicação, Zete Padilha, conduziu a entrevista.

Clique aqui para acessar a apresentação

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Christianne Schmitt/Secom