Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador destaca reconstrução do RS no Council of the Americas, em Nova York

Eduardo Leite apresenta Plano Rio Grande e destaca resiliência do Estado após as enchentes de 2024

Publicação:

Na imagem aparecem três pessoas. Uma segura o microfone. Uma está com talheres nas mãos. E a outra pessoas está olhando para o lado. Todos estão de terno.
Leite defende reconstrução com inovação e sustentabilidade em reunião com líderes internacionais - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O esforço do Rio Grande do Sul para superar a maior tragédia climática de sua história foi o foco da fala do governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (12/5), durante café da manhã promovido pelo Council of the Americas, em Nova York. Diante de empresários e lideranças políticas, Leite apresentou os pilares do Plano Rio Grande e os avanços conquistados na retomada da economia, da infraestrutura e do apoio à população atingida. O encontro faz parte da agenda da missão oficial nos Estados Unidos.

“Não se trata apenas de reconstruir o que foi destruído, mas de preparar o Estado para um novo ciclo, com mais resiliência, sustentabilidade e oportunidades. Já estamos vendo os resultados, com geração de empregos, novos investimentos e crescimento econômico acima da média nacional”, afirmou o governador.

Leite destacou a abrangência da resposta dada pelo governo estadual às enchentes de maio de 2024, que deixaram milhões de pessoas em situação de emergência. O plano de reconstrução atua nos eixos de emergência, habitação, obras de infraestrutura, apoio a empresas, inovação, prevenção e adaptação climática. Já foram entregues moradias provisórias, retomadas rotas logísticas essenciais e ativadas linhas de crédito para pequenas e médias empresas.

O Plano Rio Grande é um programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Há uma mesa com nove pessoas sentadas. Elas parecem conversar e estão se olhando. Todos estão de ternos e são homens. Na mesa há comidas e sucos. Há um lustra no teto e dois lustres de parede, além de cortinas no tom bege.
No encontro, governador comentou sobre reformas e cooperação institucional para o desenvolvimento do Brasil - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O encontro no Council of the Americas também foi uma oportunidade para tratar do cenário político e econômico nacional. O governador abordou os desafios do Brasil em áreas como segurança pública, educação e competitividade, defendendo reformas estruturais e maior cooperação institucional como caminhos para um ambiente mais favorável ao desenvolvimento.

Participaram do evento cerca de 20 convidados, entre empresários norte-americanos e brasileiros, analistas de risco e representantes de organizações multilaterais. O moderador foi Brian Winter, vice-presidente executivo do Council of the Americas. Também representaram o Estado os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Pedro Capeluppi (Reconstrução) e Paula Mascarenhas (Relações Institucionais), além do presidente da Assembleia, Pepe Vargas, e o líder do governo, Frederico Antunes.

A missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Eduardo Devens/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul