Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador discute com Antaq e Secretaria de Portos a situação do Cais Mauá

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 24/04/2019 - O governador Eduardo Leite recebeu nesta quarta-feira (24/4) uma comitiva do governo federal para tratar do Cais Mauá, na capital. Fotos: Felipe Dalla Valle
Em reunião em seu gabinete, Leite explicou a situação e pediu cooperação para decidir pela melhor solução para o RS - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu nesta quarta-feira (24/4) uma comitiva do governo federal para tratar do Cais Mauá, na capital. Nas últimas semanas, já havia se reunido com um grupo de trabalho criado para analisar o andamento do projeto, com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, e com o consórcio responsável pelas obras. A concessão do Cais por 25 anos foi assinada em 2010, mas até hoje as obras não tiveram início por problemas enfrentados pela concessionária.

Apesar de o terreno pertencer ao Estado, o empreendimento se localiza em área portuária e, portanto, a União, por meio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria Nacional de Portos, também regula as possíveis utilizações do espaço.

Em reunião no seu gabinete no Palácio Piratini, Leite explicou a situação e pediu ajuda para decidir pela melhor solução para o Rio Grande do Sul. “O Cais é estratégico para constituir um ambiente inspirador e atrativo, em prol do desenvolvimento do Estado”, destacou o governador.

Liderados pelo secretário nacional de Portos, Diogo Piloni e Silva, e pelo diretor-geral da Antaq, Mário Povia, os representantes do governo federal ainda discutiram outros assuntos de interesse mútuo, como parcerias e investimentos no Porto do Rio Grande e das hidrovias do RS, em um jantar no Salão de Banquetes do Piratini.

“É um privilégio ver o Estado olhando pra frente, pensando grande. Estamos muito otimistas em realizarmos juntos grandes feitos no RS”, afirmou Povia.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul