Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador e secretários reúnem-se com a diretoria da TAP em Lisboa

Publicação:

24.04.2012 Governador Tarso Genro e Secretários se reunem com a diretoria da TAP
Missão Europa - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Os bons resultados da TAP no Rio Grande do Sul não se restringem aos voos que, há quase um ano, ligam Porto Alegre a Lisboa. A companhia aérea portuguesa mantém na Capital gaúcha uma área de manutenção de aeronaves com cerca de mil funcionários e estuda a possibilidade de aumentar a capacidade e qualificação do serviço no local. Em função desta possibilidade, o governador Tarso Genro esteve na sede da empresa, em Lisboa, nesta quarta-feira (02), para apresentar as alternativas que o Estado oferece para viabilizar o investimento.

Segundo Fernando Pinto, presidente da TAP, é preciso criar condições que facilitem os investimentos. Além disso, o executivo ressaltou que é necessário qualificar a mão de obra no Rio Grande do Sul. O governador Tarso Genro revelou que existem programas para atender às demandas da TAP. O Governo Federal criou o plano Brasil Maior, que concede estímulos que podem beneficiar a companhia aérea. Já o nosso Governo tem uma nova política industrial, que proporciona as condições para atração de investimentos, e o Pacto Gaúcho Pela Educação, criado justamente para qualificar a mão de obra e disponibilizar trabalhadores de alto nível para sustentar o crescimento das empresas, afirmou.

Na reunião, o governador e os executivos da TAP fizeram uma avaliação da linha Porto Alegre-Lisboa. O resultado da operação é considerado positivo. Até agora, 72 mil passageiros utilizaram a rota, com uma taxa de ocupação dos voos superior a 80%. Além de brasileiros e portugueses, espanhóis e alemães estão entre os passageiros mais frequentes. O voo é um sucesso, mas é preciso manter o alto índice de ocupação para que ele siga sendo lucrativo, ressaltou Luiz Mór, vice-presidente da companhia que, no momento, descartou a possibilidade de ampliar o número de viagens.

Para manter os bons resultados da linha, a missão gaúcha estabeleceu parcerias com a Associação Hoteleira de Portugal (AHP) e com agências de viagens lusas. Na segunda-feira, ocorreu a reunião com a AHP. Nesta quarta-feira (03), foi a vez dos secretários Mauro Knijnik (do Desenvolvimento) e Abgail Pereira (do Turismo) firmarem parcerias com as agências de viagens. A ideia é aumentar o número de europeus que chegarão ao Brasil por Porto Alegre, estabelecendo a Capital gaúcha como ponto de chegada no Mercosul.

A comitiva gaúcha também participou de uma reunião na OIT, em Lisboa. No encontro foram debatidas a criação e o fortalecimento de ações para trabalho para a juventude e pessoas com necessidades especiais e políticas de promoção da igualdade de gêneros. As trocas de experiências na área do trabalho são importantes para melhorar as condições das pessoas que ainda sofrem com as dificuldades do mercado, disse o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara.

No fim do dia, Tarso Genro proferiu palestra no Centro de Estudos Sociais de Lisboa. Para uma plateia de professores, sociólogos, entre outros, o governador falou sobre a atual crise dos países europeus na conferência que teve como título O futuro da Democracia. Participaram do debate o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Antonio Costa, e o coordenador do CES-Lisboa, Manuel Carvalho da Silva.

Texto: Guilherme Gomes
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul