Governador Eduardo Leite marca presença no Paleta Atlântida e destaca o verão gaúcho
Leite esteve acompanhado do marido no maior churrasco a céu aberto do mundo com direito a pagode e banho de mar
Publicação:

"O verão é aqui!" Direto do mar da praia de Atlântida, em Xangri-lá, a frase do governador Eduardo Leite resume o espírito de diversão e hospitalidade que toma conta do litoral gaúcho na estação mais ensolarada do ano. No sábado (25/1), Leite participou do Paleta Atlântida, o maior churrasco a céu aberto do mundo, promovido nas areias da praia. A presença do governador, acompanhado do marido Thalis Bolzan, com direito a carne na brasa, pagode e banho de mar, impulsionou a promoção do Rio Grande do Sul como destino para os turistas de todo o Brasil que querem curtir o melhor do verão.
“Eventos como o Paleta Atlântida simbolizam a força e a união dos gaúchos, especialmente neste momento de retomada. É uma oportunidade para valorizar nossa cultura, fortalecer o turismo e movimentar a economia local, mostrando como o Rio Grande do Sul segue avançando com o trabalho de todos”, destacou Leite.

A programação do Paleta Atlântida incluiu apresentações artísticas, disputas gastronômicas e espaços dedicados à tradição do churrasco, atraindo públicos de diferentes cidades. Além das instalações para promover as atividades, Leite aproveitou o clima de descontração para arriscar uma percussão no pandeiro e soltar a voz ao som de clássicos do pagode e do já considerado hino informal do país, Evidências, composição de Jose Augusto e Paulo Sérgio Valle, imortalizada por Chitãozinho & Xororó. Para encerrar a passagem pela festa no mais alto astral, convidando a todos para curtir as belezas do litoral do Rio Grande do Sul, o governador e o marido aproveitaram um autêntico banho de mar gaúcho.
"Terminar o Paleta tinha que ser tomando um banho de mar. Cumprimentamos todo mundo, comemos todo tipo de churrasco e terminamos a programação na nossa geladinha água do mar", afirmou o governador.
Além de celebrar o sucesso do evento como atrativo para valorização da culinária e a integração entre veranistas e moradores do Litoral Norte, Leite lembrou o significado do novo momento vivido pelo Estado. “Tudo que vem depois da calamidade tem um contorno a mais e especial, porque significa a volta à normalidade. Os gaúchos sofreram muito em 2024. Foi muito difícil para todos, mas demonstramos também resiliência e capacidade de reconstrução. E é justo que possam celebrar e confraternizar em um evento como esse, com alegria e entusiasmo, a confiança que nós temos no futuro.”

Patrocinador do Paleta Atlântida, o governo esteve presente com atividades de diversas áreas de atuação do Estado. Além disso, o Estado mobiliza mais de 40 órgãos governamentais para as ações da Operação Verão Total 2024/2025, lançada no final de dezembro e que se estende até o final da temporada. Um dos principais focos é a garantia de segurança para moradores e veranistas que aumentam a ocupação de praias e balneários durante toda a estação.
A iniciativa contará com um efetivo total de 3.518 agentes, composto por 1.080 da Brigada Militar, 174 do Corpo de Bombeiros e 1.168 da Polícia Civil. Além disso, 570 viaturas foram mobilizadas para a operação, sendo 210 da Brigada Militar e 45 do Corpo de Bombeiros. O número de guarda-vidas é igualmente expressivo, com 966 profissionais atuando nas praias, incluindo 665 guarda-vidas militares e 301 civis.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom