Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador empossa conselho da comunidade negra

Publicação:

Governador Germano Rigotto participa da posse do Conselho e Diretoria do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra do RS (Codene). Local: Salão Alberto Pasqualini.
Codene - Foto: Nabor Goulart/ Palácio Piratini

Com a responsabilidade de propor e fiscalizar políticas públicas de combate à discriminação racial, o Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra do RS (Codene) foi empossado hoje (03) pelo governador Germano Rigotto, em cerimônia no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini. Os 24 novos integrantes do Codene terão mandato para o biênio 2004-2005. Estamos vivendo um momento importante para as ações de um dos eixos do governo, que é a inclusão social. Inequivocamente, quando falamos em inclusão social, precisamos dar particular atenção à raça negra, pois em termos estatísticos é a que tem maior parcela de sua população na franja do tecido social, afirmou.

Rigotto citou, entre os exemplos de exclusão social racial, que para cada ano de ensino formal, os brancos acrescem 1,5 salário mínimo à renda mensal, o mesmo avanço da escolaridade assegura 0,5 salário mínimo à remuneração dos negros. Pesquisa feita entre as 500 maiores empresas brasileiras revela que a presença de negros em funções de diretoria fica em torno de apenas 2%. Não posso, não quero e não vou deixar, como governador, de agir sobre as causas deste lamentável problema social, disse, explicando ser uma questão complexa, que não se resolve por decreto.

Aglutinação
Para Germano Rigotto, a forma inicial de alcançar a solução começa pela aglutinação de idéias e ações promovidas pelo Conselho. Como exemplo, o governador lembrou que entre as ações promovidas pela presidente que deixa o cargo, Ivonete Carvalho, está a luta pela regularização de quilombos. O secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Edir Oliveira, destacou a iniciativa do governador de transformar em lei, em abril do ano passado, a instituição do Conselho, até então regulamentado por via de decretos desde sua criação, há 15 anos. Lembrou também a importância dos conselheiros, que se dedicam à causa sem remuneração.

Flávio de Souza, que assume o cargo de presidente sucedendo Ivonete, ressaltou que espera, junto com os demais integrantes, efetivamente apontar ao governo as políticas públicas que o povo merece. Quando digo povo, refiro-me aos negros, aos brancos, aos amarelos e a todo o povo gaúcho que espera que possamos dar a mínima contribuição ao desenvolvimento desta terra.

Após a solenidade, o governador e os conselheiros assistiram a uma apresentação do grupo Os Moçambiques, de Osório, criado para preservar as raízes culturais dos ascendentes africanos. Também participaram da cerimônia o presidente da Assembléia Legislativa, Vieira da Cunha, o secretário do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel, o secretário adjunto da Casa Civil, Adilson Troca, o deputado estadual Sanchotene Felice e o vereador de Porto Alegre Wilton Araújo.

Conselho
Tomaram posse no Conselho José Bittencourt (Grupo de Trabalho Angola Janga), Juarez Ribeiro (Centro Ecumênico de Cultura Negra), Neusa Telles (Sociedade Floresta Aurora), Clédis De Souza, representando os quilombos do RS, Marta Messias (entidade Amigos do Museu 13 de maio, da regional Santa Maria), João Carlos Almeida (Conselho Comunitário do Bairro Caravaggio, regional de Osório), Iedo Fontoura (Sociedade Recreativa e Beneficente União Rosariense, da regional Santana do Livramento), Joel dos Santos (Escola de Samba Mocidade Independente, regional Passo Fundo), Juçara de Quadros (Centro Recreativo e Cultural Gaúcho, regional de Caxias do Sul), Jorge da Silva (Sociedade Filantrópica e Recreativa Acadêmicos do Sol, regional de Cruz Alta), Carmem Oliveira (Sociedade Beneficente Cultura Africana Templo de Yemanjá, regional de Santa Cruz do Sul), Flávio Luis de Souza, presidente (Osório Futebol Clube, de Pelotas), Gilberto Pacheco, da Secretaria da Habitação, major Ângelo Antonio da Silva, da Secretaria da Justiça e da Segurança, Hermes Mitter, da Cultura, Denise Pinto, da Saúde, Juarez Menezes da Silva, de Energia, Minas e Comunicações, Gladis Bento, do Meio Ambiente, Carlos dos Santos Afonso, da Casa Civil, Maria Marques, do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Neusa Zoch, do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Irajá Figueiró, do Gabinete da Reforma Agrária e Cooperativismo, Gislaine dos Santos, da Agricultura e Abastecimento e Anselmo Duarte, da Educação.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul